ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Sem comprador, assembleia de credores da São Fernando é suspensa

Nenhum investidor apresentou proposta para comprar usina localizada em Dourados; prazo estipulado pela Justiça acabou terça

Helio de Freitas, de Dourados | 21/09/2017 11:34
Usina São Fernando é tocada por administrador judicial desde junho deste ano (Foto: Arquivo)
Usina São Fernando é tocada por administrador judicial desde junho deste ano (Foto: Arquivo)

Nenhuma proposta de investidor interessado em comprar a Usina São Fernando foi apresentada no cartório da 5ª Vara Cível de Dourados, onde fica a indústria. O prazo, estipulado pelo juiz Jonas Hass da Silva Junior, começou a contar na segunda-feira (18) e terminou terça.

Pertencente à família do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula e um dos réus já condenados na Operação Lava Jato, a São Fernando teve a falência decretada em junho pelo juiz douradense. Os dois filhos de Bumlai que administravam o complexo formado por cinco empresas foram afastados e Jonas Hass nomeou como administradora judicial a empresa VCP (Vinícius Coutinho Consultoria e Perícia).

O valor mínimo para venda era de R$ 716 milhões, mas nenhum lance foi feito. Com a ausência de propostas, Jonas Hass suspendeu a audiência pública que ocorreria ontem para abertura dos envelopes e a assembleia para os credores analisarem os lances, marcada para o dia 25 deste mês em primeira chamada e para 2 de outubro em segunda chamada.

O advogado Rafael Vincensi, assessor jurídico da Administração Judicial, disse que a ausência de propostas é uma surpresa e que ainda nesta semana a VCP vai traçar novas metas. Todo o ativo da usina, incluindo o parque industrial, a frota, as máquinas e o chamado patrimônio biológico – as lavouras de cana – foi colocado à venda em bloco, ou seja, não pode ser vendido separadamente.

Risco de fechamento – A venda da São Fernando é considerada peça-chave para evitar o fechamento da indústria. Ao pedir autorização judicial para tentar vender a indústria, em agosto, a administradora da massa falida informou que apesar dos bons números obtidos após a decretação da falência, tem encontrado dificuldade para dar continuidade às atividades, especialmente devido à falta de confiabilidade dos fornecedores e ao endividamento, ocorrido no período em que a usina foi administrada pelos filhos de Bumlai.

A massa falida também enfrenta dificuldade para conseguir comprar cana-de-açúcar. Conforme a administradora, as geadas ocorridas na região neste ano também afetaram a produtividade das lavouras. “A medida requerida visa resguardar a integridade e preservar a valorização dos bens, bem como garantir a manutenção do funcionamento da indústria”, afirmou a VCP.

Funcionários – Também de acordo com a administradora judicial, a eventual demora na venda causa risco de encerramento das atividades num curto espaço de tempo, “o que certamente acarretará em enorme prejuízo aos trabalhadores e aos credores da massa falida”.

A interrupção das atividades, segundo a VCP, implicaria na desvalorização do ativo, já que haverá deterioração de instalações e máquinas, além da possibilidade de aumento do passivo por eventuais ações trabalhistas. A São Fernando tem pelo menos 1.200 funcionários.

“O risco ao resultado útil é concreto, atual e grave. Caso ocorra demora na realização do ativo [venda], a inviabilização da empresa tende a agredir os interesses dos atuais prestadores de serviços diretos e indiretos, bem como de todas as categorias de credores da massa falida”, argumentou a administradora judicial.

Balanço positivo - No início deste mês, a administradora judicial divulgou o balanço dos cem dias após a falência e apresentou números positivos. Nenhum funcionário foi demitido em razão da falência, os salários estão sendo pagos em dia e foram mantidos os contratos de prestação de serviço terceirizado, como colheita, transporte, alimentação e veículos.

Nos primeiros 52 dias de administração judicial, contados no período de 9 de junho a 31 de julho, a Massa Falida da São Fernando Açúcar e Álcool comercializou 25.745,03 metros cúbicos de álcool, gerando um faturamento bruto com álcool de R$ 38,6 milhões. Quando a VCP assumiu a usina, em junho, havia 1.200 reais em caixa.

Nos siga no Google Notícias