ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Interior

''Sinto que nasci de novo”, diz 1º paciente de covid-19 em Corumbá

Serralheiro foi internado no dia 3 de abril e já no primeiro dia de tratamento apresentou melhora no quadro clínico

Kerolyn Araújo | 10/04/2020 12:47
Paciente apresentou melhora já no primeiro dia de tratamento. (Foto: Reproduçã/Diário Corumbaense)
Paciente apresentou melhora já no primeiro dia de tratamento. (Foto: Reproduçã/Diário Corumbaense)


Seis dias após sentir os primeiros sintomas do novo coronavírus (covid-19), Aparecido José Brandão, 48 anos, procurou Pronto-Socorro de Corumbá, cidade distante a 426 quilômetros de Campo Grande, foi internado e o resultado positivo para a doença veio quatro dias depois. Prestes a receber alta, o serralheiro diz que nasceu de novo.

Em entrevista por telefone ao Diário Corumbaense, Aparecido contou que acredita que tenha contraído a doença após ter contato com um viajante de Fortaleza. ''Exatamente eu não sei como contraí a doença, mas suponho que fui contaminado dentro do meu local de trabalho, que é uma serralheria, onde duas pessoas passaram alguns dias lá fazendo trabalho, e uma dessas pessoas era de Fortaleza'', contou Brandão relatando ainda que ao contrair a covid-19, os primeiros sintomas foram terríveis.

''Eu senti muita dor no corpo, dor nos olhos, dor de cabeça, parecia que a cabeça ia partir ao meio. Senti muita falta de ar, foi tudo de pior nessa vida. Me sinto vitorioso. Por ironia do destino fui pego por essa doença que é uma das coisas mais terríveis que passei em minha vida e não desejo que ninguém enfrente essa situação. Sinto que nasci de novo'', falou.

O médico e diretor técnico da Santa Casa, Manoel João de Oliveira, quando chegou ao hospital, o paciente apresentava bastante cansaço e dependia de oxigênio. ''Ele evoluiu bem nesses primeiros momentos e, com o consentimento dele, entramos com o tratamento com os medicamentos, mesmo ainda não tendo o diagnóstico positivo para a doença, que foi confirmado quatro dias depois por exames. Porém, pelo fato de o paciente apresentar o quadro clínico para a doença e até mesmo depois de uma tomografia, que apontava para o uso dos medicamentos, iniciamos o tratamento e ele pouco a pouco foi respondendo positivamente'', explicou.

''Ele deixou o CTI após um quadro de melhora e evolução. Ao ser transferido, até pediu para consertar algumas cadeiras do hospital, para poder passar o tempo. Claro que, mesmo assim, ele segue em isolamento e recebe todo os procedimentos adequados de atendimento por parte da nossa equipe médica'', disse.

Segundo o diretor, a resposta positiva ao tratamento se deve ao uso do coquetel com os medicamentos cloroquina e azitromicina. Os medicamentos ainda estão em fase de testes no país para tratamento da doença, mas podem ser usados em casos que o médico achar necessário e com autorização do paciente. ''Ele não precisou ser entubado, pois reagiu bem ao tratamento e em 24h, após a chegada dele, foi possível perceber um quadro de melhora", completou o médico.

Com a alta do hospital, o paciente ainda deve ficar em isolamento domiciliar. ''Saindo do hospital, ele deve ter acompanhamento da equipe de Vigilância Sanitária e deve ficar em isolamento por mais alguns dias'', ressaltou Manoel João. Se não apresentar sintomas, Aparecido deverá receber alta amanhã (11).


Nos siga no Google Notícias