ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MS entra em alerta depois de caso de poliomielite confirmado na Venezuela

Aviso foi emitido pela Secretaria Estadual de Saúde; vírus não era notificado na América do Sul em quase 30 anos

Guilherme Henri | 19/06/2018 14:32
Menina sendo vacinada contra poliomielite (Foto: Agência Brasil)
Menina sendo vacinada contra poliomielite (Foto: Agência Brasil)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) emitiu alerta aos municípios de Mato Grosso do Sul quanto ao vírus da poliomielite e à vacinação depois que uma criança indígena de 2 anos foi detectada com a doença na Venezuela, país que faz fronteira com o Brasil. O vírus não era notificado na América do Sul em quase 30 anos.

Segundo divulgado pela secretaria, a situação requer atenção por parte da Vigilância e Imunização, uma vez que é grande o número de venezuelanos com livre acesso ao Brasil.

A Organização Pan-Americana de Saúde e a Organização Mundial de Saúde emitiram um documento, no dia 8 de junho, avisando sobre o caso da criança e sobre a cobertura vacinal. A nota pede que os países mantenham, e atinjam, a cobertura vacinal da poliomielite maior ou igual a 95% em cada município. Em Mato Grosso do Sul, no ano passado, a cobertura foi de 88%.

A secretaria reiterou que todos os esforços deverão ser empreendidos para atingir e manter coberturas vacinais maiores ou iguais a 95% nos municípios, no intuito de proteger a população do poliovírus selvagem e derivado da vacina”.

Ainda segundo o documento da secretaria é de suma importância a notificação e investigação imediata da doença que deve ser feita para a área técnica de Doenças Agudas da SES. “Reforçamos o que já se encontra estabelecido para vigilância da poliomielite, como a necessidade de notificação e investigação imediata”, diz a nota.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite acontecerá no período de 6 a 24 de agosto de 2018. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da Vacina Inativada Poliomielite, administradas aos dois, quatro e seis meses de idade, com a vacina oral poliomielite; aos quinze meses e aos quatro anos de idade.

Caso - A criança venezuelana detectada com o poliovírus vacinal, é portadora de Paralisia Flácida Aguda, e não tem antecedentes vacinais. Devido a isso, a SES e os órgãos internacionais de saúde pedem atenção redobrada aos casos de PFA, com sintomas súbitos, em menores de 15 anos, independente da hipótese diagnóstica, já que a doença é um dos sintomas da poliomielite.

Nos siga no Google Notícias