ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Estado é referência em projetos de educação, diz ministro em inauguração

Ministro citou a rapidez do Estado no projeto para base curricular nacional, assim como bom desempenho nas escolas integrais

Leonardo Rocha e Mayara Bueno | 18/06/2018 08:45
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB), ao lado do Ministro da Educação  Rossieli Soares da Silva (Foto: Marina Pacheco)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB), ao lado do Ministro da Educação Rossieli Soares da Silva (Foto: Marina Pacheco)

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, disse que Mato Grosso do Sul tem sido referência em projetos importantes na educação, como as escolas integrais e a base nacional curricular, que está sendo construída com informações dos municípios e dos Estados, para ser implantada no ano que vem.

Ele deu a declaração na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, que fica no bairro Moreninha I, região sul da cidade. Mato Grosso do Sul será o primeiro estado a entregar a primeira versão do “currículo estadual”, que é uma discussão entre a comunidade escolar sobre quais são as competências e métodos que devem ser usados nas disciplinas, para melhorar o aprendizado do aluno.

“Esta primeira versão é importante, já que se trata de um resultado do diálogo entre os municípios e Estado, além do documento, é muito bom ver uma escola (Waldemir de Barros) como referência nacional em novos métodos e ensino integral”, disse o ministro, acompanhado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

A secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola, disse que este currículo construído dentro da comunidade escolar, ainda vai passar pela devida consulta pública, e que um dos temas importantes é a formação dos professores.

Modelo – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) além de elogiar o trabalho feito para o curriculo de Mato Grosso do Sul, fez questão de destacar os bons resultados das escolas de ensino integral no Estado, entre elas a Waldemir de Barros. “Esta proposta e o modelo são válidos e estão dando resultados, tendo melhor aprendizado aos alunos”.

Ele ainda citou a parceria para projetos e investimentos junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que tem contemplado o Estado em vários projetos. “Ajuda em vários setores como na área estrutural, que dá melhor condição para as escolas”.

Reforma – O governador aproveitou o evento, para ao lado do ministro da Educação, entregar a reforma da escola Waldemir de Barros, que teve um investimento de R$ 1,4 milhão do governo federal e R$ 450 mil dos cofres estaduais. A unidade tem 430 estudantes e funciona em período integral, tendo a disposição curso para técnico de informática.

Foi feita reforma em toda parte elétrica, na área de pintura e reparos estruturais, como nos forros. A escola já ganhou prêmio de gestão escolar por seus métodos de ensino, além de ser considerada pelo ministro uma das cinco melhores (escolas) estaduais do Brasil e a mais qualificada do Centro-Oeste.

Escola Waldemir de Barros foi colocada como referência em escola integral (Foto: Marina Pacheco)
Escola Waldemir de Barros foi colocada como referência em escola integral (Foto: Marina Pacheco)
Nos siga no Google Notícias