ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Paranhos comemora 31 anos com entrega de obras e show

Município batizado em homenagem ao Barão do Rio Branco foi criado em 17 de novembro de 1987

Humberto Marques | 17/11/2018 07:21
Vista aérea de Paranhos; município foi instalado há 31 anos e celebra aniversário neste sábado. (Foto: Divulgação)
Vista aérea de Paranhos; município foi instalado há 31 anos e celebra aniversário neste sábado. (Foto: Divulgação)

O município de Paranhos –a 469 km de Campo Grande– completa neste sábado (17) 31 anos de sua emancipação político-administrativa. Atividades alusivas à data são realizadas desde segunda-feira (12), porém, para o dia, estão previstos anúncios e entrega de obras e realização de show na praça central da cidade.

Na sexta-feira (16) foi realizado show com o cantor internacional Chris Durán, também em comemoração ao Dia do Evangelho. Neste sábado, a alvorada festiva foi prevista para começar às 4h. Às 8h, solenidade na Câmara Municipal marcou o lançamento de obras como a construção de quadra esportiva na aldeia Arroio Corá, de pontes de concreto sobre os córregos Destino e Pirajuí, ações na aldeia Potrero Guaçu (construção de salas na Escola Gil Peres e ampliação do posto de saúde) e licitação da pavimentação da Rua dos Lavradores.

A administração de Dirceu Bettoni (PSDB) também anunciou para este sábado as entregas da ampliação do Centro de Educação Infantil Criança Feliz e das reformas dos postos de saúde José Martins Marinho e Central e da sede da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Às 21h, está previsto o show da Banda Brasil 2000 na praça central da cidade.

História – Área predominantemente indígena, a ocupação da região de Paranhos remonta ao início do século XX, quando a Companhia Matte Laranjeira deu início à exploração da erva-mate, viabilizando a chegada de migrantes de diferentes regiões. O povoado foi batizado na década de 1940 de Paranhos em homenagem ao diplomata José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco.

Em 1958 foi criado o distrito de Paranhos, subordinado ao município de Amambai. A emancipação veio em 17 de novembro de 1987, com a instalação do município ocorrendo em 1º de janeiro de 1989. Além da sede, o município conta com o distrito de Sobradinho e diversas aldeias. Atualmente, conta com pouco mais de 14 mil habitantes.

Nos siga no Google Notícias