ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Finanças & Investimentos

Qual o tema mais importante em finanças?

Emanuel Steffen | 08/08/2019 18:47

No artigo anterior abordamos a importância de adotar uma postura mais empreendedora na carreira profissional dada a nova realidade de mercado marcada pelas transformações tecnológicas que surgem em grande velocidade. Tal realidade acaba por minar a idéia de segurança restrita a um emprego convencional, que agora passa a ser determinada muito mais pelo indivíduo e sua capacidade de entregar valor e gerar renda.

Essa nova postura profissional demanda um esforço maior em adaptação, resiliência e flexibilidade, além de exigir mais parcimônia no controle financeiro, principalmente no que diz respeito à construção de um colchão de liquidez.

Toda essa dinâmica acaba por consolidar a importância dos conceitos de liberdade e independência financeira que só são possíveis por meio da estruturação de um tipo de renda chamada renda de portfólio ou mais comumente renda passiva.

Liberdade financeira e renda passiva

No best-seller mundial “Os Segredos da Mente Milionária”, o autor T. Harv Eker descreve a ideia de riqueza não como enxerga o atual imaginário popular presente principalmente em “músicas“ que a desenham como abundância fútil e a ostentação patética de bens. Diferente disso a visão presente no livro trata a riqueza como sinônimo de liberdade financeira.

Para apresentar esse conceito de uma forma um pouco mais clara e completa, podemos dizer que a liberdade financeira significa um modo de vida que deve ser estruturado ao longo do tempo onde o alvo é a redução da participação do trabalho ou emprego comum de dedicação integral na composição do total das fontes de renda auferidas por uma pessoa.

Sendo assim, liberdade financeira representa o poder que um indivíduo adquire ao não precisar mais trabalhar por necessidade mas sim por vocação, afinidade ou vontade e ainda conseguir garantir o pagamento das suas despesas, do seu consumo, das suas necessidades e do seu estilo de vida de uma maneira geral seja ele qual for.

Para construir liberdade financeira é preciso antes de tudo construir fontes de renda provenientes não apenas do seu trabalho principal, mas também (e principalmente) de outras fontes independentes do comprometimento total e contínuo do seu tempo disponível. Robert Kiyosaki é outro autor famoso do universo financeiro, dono do clássico “Pai Rico, Pai Pobre” que também aborda a questão da liberdade financeira, porém de uma maneira um pouco mais pragmática.

O tema mais importante em finanças pessoais

Quando me dedico a escrever sobre finanças pessoais poucos temas me deixam tão entusiasmado como a questão da independência ou abastança financeira. Tamanha empolgação decorre da minha percepção do poder de impacto latente que a adoção desse modelo mental pode proporcionar para a vida das famílias.

Muitos escritores focam em demasia aspectos como o controle do consumo e o ensino sobre particularidades dos principais produtos de investimentos. Tais assuntos têm a sua importância em momentos específicos, mas ao meu ver todos eles são secundários e quando confrontados ao interesse primordial de quem pretende crescer financeiramente, tanto em termos de velocidade como em termos de independência de vida, não possuem a mesma força de catalização presente na metodologia de construção de renda passiva.

Dar mais atenção ao tema e empenhar-se na multiplicação das fontes de renda passiva é benéfico até mesmo para aquelas pessoas que estão satisfeitas e desejam prosseguir com o seu trabalho atual em tempo integral. Ainda que haja apenas uma dedicação parcial, ao criar outras fontes de renda adquire-se o poder de acelerar o crescimento do patrimônio tornando a construção de riqueza e a realização de metas pessoais ainda mais ágil e eficaz.

O conselho de ouro

Com tudo o que vimos até aqui é possível entender que a principal vantagem do dinheiro não é apenas o poder de comprar um carro importado ou uma casa maior. Isso será possível a medida que os seus rendimentos crescem, mas a principal vantagem do dinheiro antes disso é proporcionar maior liberdade de escolha, ter acesso a novas opções e poder aproveitar as melhores oportunidades.

Acredito piamente que a construção de renda passiva é um dos assuntos mais importantes a serem disseminados em locais que se propõem a discutir sobre dinheiro, graças ao potencial dos resultados que podem ser conquistados ao se optar em dedicar tempo e esforço nessa empreitada.

Diante do exposto acredito que o maior conselho financeiro não é exatamente sobre pedir um aumento no trabalho, procurar outro emprego que pague melhor, investir em mais qualificação com foco no crescimento no organograma de uma empresa ou ainda reduzir o consumo, cortar gastos ou fazer xixi no banho para economizar na conta de água (acredite isso existe!).

Como já afirmei, ações semelhantes às descritas no último parágrafo tem a sua importância em momentos oportunos, desde que essas ações sejam antes colocadas em perspectiva, não devendo ser praticadas sem planejamento (fazer por fazer), mas sim com metas e prazos definidos dentro de uma estratégia maior que tenha como alvo último a conquista da liberdade financeira.

Dedique-se ao seu trabalho atual mas se atente também ao seu propósito de vida. Construa fontes de rendimento passivo para que tenha mais opções e consequentemente mais independência. O caminho para liberdade por meio da construção de renda passiva tem diferentes possibilidades que devem ser escolhidas conforme o perfil vocacional de cada um. Recomendo fortemente que conheça mais sobre os trabalhos dos autores citados aqui. Nos próximos artigos voltarei ao tema da renda passiva mas dessa vez com dicas mais práticas para que você possa se inspirar e começar a construir a sua. Até a próxima!

Disclaimer: A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

Nos siga no Google Notícias