A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 14 de Agosto de 2018



30/12/2011 08:15

Depoimentos - Virtudes do Coração

Grandezas da Literatura

Outro dia, nas minhas saborosas horas de leitura, fiquei impressionado com um primoroso texto do teólogo e psicanalista Rollo May quando, na oportunidade, afirma que a coragem é o alicerce que suporta e torna reais todas as outras virtudes e valores. Diz ele que a palavra coragem tem a mesma raiz que a palavra francesa coeur, que significa coração.

Assim como o coração irriga braços,pernas e cérebro fazendo funcionar todos os órgãos , a coragem torna passível todas as virtudes, sem as quais os outros valores fenecem, transfor- mando-se em inutilidades.

Ao ler os originais de “GRANDEZAS DA LITERATURA SUL-MATO-GROSSENSE” do produtivo poeta, e escritor “GUI- MARÃES ROCHA”,bem como seus livros de poesias, as obras “MORAL DA IDADE MÉDIA NO TERCEIRO MILÊNIO” e “CORONEL ADIB – A HISTÓRIA”, tendo testemunhado suas extraordinárias conquistas que ponteiam de soldado a major da polícia militar de MS, de aluno pobre a professor pós-graduado, da infância ingênua no Rio Quixeramobim(CE) ao estágio de literato maduro que ora se mostra.

Não tenho dúvidas que o autor deste livro que o leitor tem em mãos, com dilatada aura de simpatia, é um arrojado defensor e prati- cante da coragem de cuja raiz francesa define-se como “CORAÇÃO”, no dizer de Rollo May.

A autenticidade de sua coragem foi contagiante revelando-se um amante por excelência da literatura sul-mato-grossense ao idealizar e executar o magnífico projeto “NOITE DA POESIA”, hoje ”NOITE NACIONAL DA POESIA”,fundou a União Brasileira de Escritores- seccional MS(UBE-MS) da qual foi presidente e, na ânsia de contribuir maciçamente com a cultura literária do estado, editou, com sucesso, mais de vinte títulos.

Tenho para mim que “GRANDEZAS DA LITERATURA SUL- -MATO-GROSSENSE”, do acadêmico GUIMARÃES ROCHA é, indubitavelmente, um apreciável registro da produção literária dos escritores mais expressivos do Estado de Mato Grosso do Sul, pois é o titulo já diz isso.

É hora de aplaudir GUIMARAES ROCHA pelo brilhantismo invulgar com que divulga suas obras e suas idéias no terreno elevado, ricamente pavimentado, da já festejada literatura sul-mato-grossense. Reginaldo Alves De Araujo Presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

Encontro reúne escritores de todo o País no campus da Uems em Campo Grande
Escritores de todo o Brasil se reúnem nesta segunda-feira (19) no campus da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Campo Grande. O eve...
Currículo - Guimarães Rocha
Guimarães Rocha (Antonio Alves Guimarães) é poeta escritor, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Nasceu em Quixeramobim, Ceará. Viveu em ...
Fausto Furlan
Nosso agradecimento ao artista Fausto Furlan, pintor, ilustrador das imagens dos poetas e escritores homenageados.(Pintor e cenógrafo, Fausto Furlan,...


Ler algo de Guimaraes Rocha e navegar em um literatura natural, conhecer dos principios de vida, humildade e conhecimento no que sabe fazer e mostrar todos os lados da naturalidade de um nordestinos que hoje e sulmatogrossense.

Parabens meu amigo Guimaraes
 
Jose de Souza Menezes em 31/12/2011 10:51:34
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions