A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018


02/07/2018 08:15

“Cidade aeroespacial”, Samara é o lugar certo para o Brasil decolar

Um dos símbolos da sede do confronto das oitavas de final entre brasileiros e mexicanos é o monumento de uma nave espacial

De Samara, Paulo Nonato de Souza
Um dos orgulhos de Samara, o monumento de 68 metros de altura que retrata a nave espacial Soyuz, construída para o voo espacial do cosmonauta russo, Yuri GagarinUm dos orgulhos de Samara, o monumento de 68 metros de altura que retrata a nave espacial Soyuz, construída para o voo espacial do cosmonauta russo, Yuri Gagarin

A Seleção Brasileira encara o México logo mais às 18 horas, hora de Samara, 10 horas (no horário de Mato Grosso do Sul) pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2018, e não poderia estar em melhor lugar para decolar rumo às quartas de final e ao hexa campeonato mundial.

Samara, palco do confronto decisivo desta segunda-feira, 02, é uma cidade de 1,1 milhão de habitantes, fundada em 1586, considerada o mais importante polo da indústria aeroespacial da Rússia. Um dos seus vários marcos importantes é um monumento de 68 metros de altura que retrata a nave espacial Soyuz, construída para o voo espacial do cosmonauta russo, Yuri Alekseievitch Gagarin, primeiro homem a viajar pelo espaço no início da década de 1960.

Isso é muito forte por aqui. Tanto que o estádio construído para a Copa do Mundo, local do confronto entre Brasil e México, com capacidade para 45 mil pessoas, tem o formato de uma nave espacial.

Samara é uma bela cidade de pouco mais de 1 milhão de habitantes, banhada pelo rio Volga, um dos principais da EuropaSamara é uma bela cidade de pouco mais de 1 milhão de habitantes, banhada pelo rio Volga, um dos principais da Europa

Além de ser conhecido como centro aeroespacial russo, Samara também é sede da fábrica de automóveis Lada, que tanto sucesso fez no Brasil entre as décadas de 1980 e 1990 no Brasil. A indústria automobilística fica em Tolyatti, no óblast de Samara, uma divisão federal, o que no Brasil chamamos de estado.

Distante 1.050 km de Moscou, Samara é uma cidade moderna, extremamente limpa. Mesmo agora como uma das cidades da Copa do Mundo, e com tanta gente circulando pelas ruas, não se encontra sujeira pelas ruas nem calçadas.

Como em todas as outras cidades por onde o Campo Grande News tem passado acompanhando a Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo, Samara também tem muitas praças públicas e muitos pontos turísticos ligados à história da Rússia. Entre os principais está o bunker construído na época da guerra fria para proteger o líder russo Josef Stalin, com 37 metros de profundidade.

Na praça Ploshchad Slavy, além da bela visão para o rio Volga, o mais extenso da Europa com 3.688 km, que banha a cidade e até proporciona uma bela praia, onde tem calçadão repleto de bares e restaurantes, tem uma estátua de 13 metros de altura de um homem com asas nas mãos.Simboliza o período em que Samara foi a principal fornecedora de aviões de guerra para o exército soviético durante a Segunda Guerra Mundial.

POR DENTRO DA COPA – Com o enviado especial Paulo Nonato de Souza, o Campo Grande News estará nos passos da Seleção Brasileira e de todos os acontecimentos que vão envolver o Mundial da Rússia. Veja esta e outras notícias no Canal Copa 2018.



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.