ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Acolhida no Brasil, belga sofre em silêncio ao ver seleção perder

Julie já fez intercâmbio no Brasil e veio visistar a família que a acolheu. Nervosismo e olho na tela marcaram o jogo para a jovem Belga

Izabela Sanchez | 10/07/2018 16:15
A jovem belga Julie Hardeel, durante o jogo que eliminou a Bélgica nesta terça-feira (Fernando Antunes)
A jovem belga Julie Hardeel, durante o jogo que eliminou a Bélgica nesta terça-feira (Fernando Antunes)

Julie respirava fundo a todo momento. Sentada com as duas mãos juntas, em forma de prece, ela se projetava para frente, mais perto da televisão. No primeiro gol da França, que venceu a Bélgica por 1x0, a jovem Belga de 22 anos leva a mão na cabela e fecha os olhos. Foi assim, com silêncio e nervosismo, que Julie Hardeel, assistiu o tenso jogo entre Bélgica e França nesta terça-feira (10).

Julie vive na Antuérpia, na Bélgica, mas veio visitar os amigos e a “família brasileira”. A ligação com o país veio de um intercâmbio que ela fez em 2013, em Campo Grande. “Agora vim passear”, conta. “Vou ficar três semanas”.

“Aqui a cultura é muito diferente. No intercâmbio eu escolhi três países: Brasil, Argentina e Estados Unidos, aí a Agência escolheu o Brasil”, comenta. Para a jovem, o país tem pessoas “muito abertas”. “Fui num bar esses dias e foi muito legal. A comida é muito diferente”. Por aqui, Julie já foi encantada pela culinária. Pastéis, carolinas e doces de leite são os preferidos.

“Para a Bélgica foi um dia muito especial”, diz, sobre a vitória que eliminou o Brasil nas quartas de final. “Só em 1986 chegamos numa semifinal. Estou com muita vontade de estar com os meus amigos”. Sobre o jogo entre o país natal e o país que a acolheu, Julie não ficou “nem um pouco dividida”. “Eu estava torcendo pelo Brasil nos outros jogos, mas contra a Bélgica não tem como”, relata a Belga, que fala bem o português.

O nervosismo dominava Julie (Fernando Antunes)
O nervosismo dominava Julie (Fernando Antunes)

Durante o jogo Julie não desviava o olhar da televisão. “Estou muito nervosa”, revelou, apesar da aparência já ter denunciado o estado de ânimos da jovem. Julie é bem apegada à família que a acolheu. “É bem legal porque essa mãe brasileira já morou fora, então ela entende bem”.

De vez em quando a jovem olhava no celular, para checar se havia chegado alguma mensagem do irmão. “Meu irmão está muito nervoso. Meus pais estão assistindo ao jogo na Espanha, num café Belga”, contou.

A mãe brasileira é a bancária Anadia Oliveira de Andrade, 50, que também acompanhou o jogo com nervosismo. “Olha, ela foi uma grata surpresa. Ela é muito querida e expande a nossa cultura e dessa vez a vinda dela foi uma total surpresa. Ela até vai na casa das minhas amigas, as crianças abraçam ela”, explica.

Sobre a “rivalidade” entre o jogo do Brasil com a Bélgica, Anadia e o filho, Yuri Andrade Peixoto, 18, não acham que a derrota tenha sido “o fim do mundo”. “No dia do jogo a gente estava juntos, ficamos tristes pelo Brasil, mas feliz pela Bélgica”, diz Yuri.

A família: Julie, a mãe brasileira Anadia e o filho Yuri (Fernando Antunes)
A família: Julie, a mãe brasileira Anadia e o filho Yuri (Fernando Antunes)

“Afinal nós temos 5 estrelas. A Bélgica não tem nenhuma, então por que não dividir esse sentimento?”, comenta Anadia. “Ela se emociona, chora. Eu tenho certeza que ela queria estar com a família dela nesse momento, mas não deu então vamos vibrar com ela”, comentou a “mãe”, antes da derrota da Bélgica.

Durante o jogo Julie murmurava palavras Belgas toda vez que a bola chegava perto da rede. “É engraçado como os comentários falam os nomes dos jogadores”, afirma, sobre a pronúncia dos nomes belgas. Ao fim do jogo, Julie estava ainda mais quieta e com os olhos um tanto marejados.

“É o pé frio de vocês”, brinca, apontando para a família. “Estou triste...sim. Mas tem outro jogo para o terceiro lugar”, conclui.

Nos siga no Google Notícias