ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Esportes

Em nova vibe, novela brasileira é coisa do passado para os russos

Seriados americanos como Vikings e Game of Thrones dominam a preferência dos russos na programação televisiva

De Moscou, Paulo Nonato de Souza | 05/07/2018 06:11
Game of Thrones, produção americana de 2011, já em sua sétima temporada, está entre os seriados preferidos dos russos (Foto: Divulgação)
Game of Thrones, produção americana de 2011, já em sua sétima temporada, está entre os seriados preferidos dos russos (Foto: Divulgação)

As novelas brasileiras já não encantam mais os russos, como nas décadas de 1980 e 1990, quando uma sessão do Parlamento Russo, o Congresso Nacional deles, terminou mais cedo para que os parlamentares e funcionários da Casa pudessem assistir ao último capítulo de “Escrava Isaura”, estrelada pela atriz Lucélia Santos, em 1988.

“Hoje na Rússia muito pouca gente assiste novela. Os russos preferem mais os seriados, geralmente americanos, e posso até citar alguns como Vikings e Game of Thrones, por exemplo, e também tem os seriados russos”, disse ao Campo Grande News o cearense Cristiano Alves, de 33 anos, um especialista em cultura russa que vive em São Petersburgo, e está trabalhando na Copa do Mundo como tradutor da Fox Sports americana e brasileira.

Pelo que consegui apurar para esta matéria, atualmente na Rússia existem três canais com novelas na grade de programação. “Sim, ainda temos novelas no Canal Rússia 2, TV 3 e TV Doméstica, que são canais para romances, mas são pagos e nem todo mundo tem esses canais”, frisou Helena Morozova.

Os russos hoje preferem seriados, disse o brasileiro Cristiano Alves, especialista em cultura russo, tradutor da Fox Sports na Copa do Mundo (Foto: Paulo Nonato de Souza)
Os russos hoje preferem seriados, disse o brasileiro Cristiano Alves, especialista em cultura russo, tradutor da Fox Sports na Copa do Mundo (Foto: Paulo Nonato de Souza)
Em Moscou, Lea Leonova, de 21 anos, respondeu que gosta de novelas (Foto: Paulo Nonato de Souza)
Em Moscou, Lea Leonova, de 21 anos, respondeu que gosta de novelas (Foto: Paulo Nonato de Souza)

A novela “Escrava Isaura”, da TV Globo, foi a primeira produção brasileira exibida na Rússia, quando o país ainda vivia sob o regime socialista da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e era fechado para o resto do mundo. Com o fim da União Soviética, que prevaleceu no período de 1922 a 1991, teve início um processo de abertura que hoje permite aos russos ter acesso ao ambiente digital da Internet e opções diversas de entretenimento no lugar das novelas, como os filmes e seriados da Netflix.

Talvez o fim das novelas seja uma tendência mundial para as novas gerações, mesmo no Brasil, tão fortemente enraigado na cultura novelesca. Como os jovens brasileiros que hoje nem mesmo assistem tv, ouvi de vários jovens russos que novelas não fazem parte das suas preferências.

“Não sei nada de novelas. Prefiro ler os meus livros”, declarou Victoria Vasilyeva, de 25 anos. “Não, não vejo novelas. É perder tempo na vida”, disse Valerina Rosha, de 23 anos. “Novela? Policialesca ou amorosas, seja o que for, não quero nem saber. Gosto de realidade, não gosto de ilusões”, afirmou Lena Basich, 29 anos. De todas as jovens ouvidas pelo Campo Grande News desde Rostov on Don, onde o Brasil estreou na Copa do Mundo com empate de 1 a 1 diante da Suíça, Lea Leonova, de 21 anos, foi a única que revelou gostar de novelas. "Ah sim, eu gosto. Acho legal", resumiu ela.

A sinalização da nova tendência na Rússia veio em 2013. A novela “Avenida Brasil”, que tanto sucesso fez entre os brasileiros em 2012 com a vilã Carminha (Adriana Esteves) e o bom moço Tufão, um jogador de futebol no papel vivido por Murilo Benício, por aqui teve que se tirada do ar por falta de audiência.

POR DENTRO DA COPA – Com o enviado especial Paulo Nonato de Souza, o Campo Grande News estará nos passos da Seleção Brasileira e de todos os acontecimentos que vão envolver o Mundial da Rússia. Veja esta e outras notícias no Canal Copa 2018.

Nos siga no Google Notícias