A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018


09/05/2018 14:11

Fifa muda regras do futebol, permite 4ª substituição e pune mordida com falta

Episódio como o da Copa de 2014, em que o uruguaio Luís Suárez mordeu o zagueiro italiano Chiellini, será motivo de falta com cobrança de tiro direto

Paulo Nonato de Souza
Mordida que o atacante uruguaio Luís Suárez deu no zagueiro italiano Chiellini em confronto entre Uruguai e Itália na Copa de 2014 (Foto: Divulgação)Mordida que o atacante uruguaio Luís Suárez deu no zagueiro italiano Chiellini em confronto entre Uruguai e Itália na Copa de 2014 (Foto: Divulgação)

Enfim, os tão criticados “velhinhos” da International Football Association Board, sempre apontados como conservadores, estão mudando as regras do futebol. Já nesta Copa do Mundo de 2018, a IFAB, um importante órgão da FIFA, oficializou 14 mudanças nas regras do futebol para os próximos dois anos, começando pela Copa na Rússia.

A lista tem alguns pontos que chamam a atenção, como a permissão para a quarta substituição em casos de prorrogações de jogos no nível profissional, substituições ilimitadas em jogos de torneios das categorias de base, uso de equipamento eletrônico na área técnica para fins específicos, ou seja, para o contato dos treinadores com seus observadores táticos durante uma partida, e obrigatoriedade do árbitro de vídeo, o VAR, sigla em inglês. Toda as alterações já vão ser implementadas nesta edição da Copa do Mundo, que vai contar, por exemplo, com o VAR em todas as partidas.

Também passa a valer como regra a distância dos jogadores em relação ao local onde estará posicionado o árbitro de vídeo. Durante a revisão de uma jogada o jogador que se aproximar com o objetivo de fazer pressão sobre a eventual decisão será advertido com um cartão amarelo e até mesmo ser expulso de jogo.

Outro ponto interessante diz respeito à integridade física dos jogadores em campo. Inspirados no que aconteceu na Copa de 2014, no Brasil, com a mordida que o uruguaio Luís Suárez deu no zagueiro italiano Chiellini durante o confronto entre Uruguai e Itália, International Board entendeu que a mordida de um jogador em um companheiro de trabalho passa a ser, oficialmente, prevista como falta (tiro direto). Antes da sua atitude inescrupulosa na Copa de 2014, o atacante Luís Suárez, do Barcelona, já havia mordido adversários em outras duas ocasiões: uma enquanto defendia o Ajax e outra pelo Liverpool.

O atacante uruguaio Luís Suárez já havia ensaiado uma mordida no zagueiro Chiellini, da Itália, em confronto pela Copa das Confederações, no Brasil (Foto: Divulgação)O atacante uruguaio Luís Suárez já havia ensaiado uma mordida no zagueiro Chiellini, da Itália, em confronto pela Copa das Confederações, no Brasil (Foto: Divulgação)

Veja a lista das 14 principais novidades da International Board:

1) Substituições ilimitadas na categoria de base

2) Jogador substituído pode ficar no banco de reservas

3) Quarta substituição durante a disputa de prorrogação

4) Permitido o uso de equipamento eletrônico na área técnica para auxiliar o treinador nas questões táticas da partida e aumentar a segurança dos jogadores, ou seja, verificar se as condições físicas estão adequadas a partir de medidores usados pelos atletas

5) Se um jogador sair para ajeitar equipamento (chuteira, camisa, calção, meião ou acessório permitido) e voltar sem autorização, interferindo na partida, será punido com falta (tiro direto) ou até pênalti (se for dentro da área)

6) Árbitro de Vídeo (VAR), agora, é oficial. Previsão de uso da tecnologia está incorporada às regras do futebol

7) Algumas situações de cartão vermelho podem ser revistas mesmo após reinício do jogo

8) Árbitros não podem carregar câmeras em campo

9) Jogador que entrar na área do uso do Árbitro de Vídeo, na beira do campo, será advertido

10) Jogador que entrar na cabine em que o árbitro analisa as imagens será expulso

11) Parada para hidratação não pode exceder 1 minuto

12) Tempo gasto para hidratação e aplicação do Árbitro de Vídeo (VAR) deve ser acrescido

13) Alteração na regra do impedimento: análise da condição do jogador deve ser feita no momento em que acontece o primeiro toque antes do passe definitivo. Não é o fim do movimento, mas o instante em que a bola é tocada pelo jogador

14) Mordida foi, oficialmente, incluída como falta direta

DE OLHO NA COPA - Acompanhe essa e outras notícias sobre a Copa do Mundo todos os dias no canal Copa 2018. O Campo Grande News será o único veículo da imprensa de Mato Grosso do Sul presente na Rússia para a cobertura da 21ª edição da principal competição de futebol entre seleções do planeta.

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.