A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018


02/05/2018 11:20

MiniCopa que teve o Morenão como palco pode voltar 49 anos depois

Junto com Curitiba e Manaus, Campo Grande foi uma das sedes do Grupo C que teve Iugoslávia, Paraguai, Peru, Bolívia e Venezuela

Paulo Nonato de Souza
O Morenão no dia da inauguração em 7 de março de 1971 com ponta pé inicial do já falecido governador Pedro Pedrossian no jogo entre Corinthians e Flamengo; um ano depois o estádio foi palco da MiniCopa do Mundo (Foto: Roberto Higa)O Morenão no dia da inauguração em 7 de março de 1971 com ponta pé inicial do já falecido governador Pedro Pedrossian no jogo entre Corinthians e Flamengo; um ano depois o estádio foi palco da MiniCopa do Mundo (Foto: Roberto Higa)

Disputada em 1972, inclusive com três jogos no Estádio Morenão, em Campo Grande, a MiniCopa do Mundo de futebol entre seleções poderá voltar em 2021, exatos 49 anos depois, anunciou o presidente da Fifa, o italiano Gianni Infantino, nesta quarta-feira, 02 de maio.

A MiniCopa do Mundo de 1972 reuniu 20 seleções, levou o nome de Taça Independência em homenagem aos 150 da independência do Brasil, e foi conquistada pela Seleção Brasileira com vitória por 1 a 0 na final diante de Portugal, gol do atacante Jairzinho, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Realizada entre 11 de junho a 9 de julho, a MiniCopa teve jogos em 14 estádios de 12 cidades brasileiras. Além de Campo Grande, o torneio se espalhou por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Aracaju, Curitiba, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Salvador e Porto Alegre.

Na primeira fase participaram 13 países e dois combinados continentais (África e América do Norte) distribuídos em três grupos, dos quais saíram os times classificados para se juntar ao Brasil, Uruguai, União Soviética, Escócia e Tchecoslováquia a partir da segunda fase.

Os jogos do Grupo C foram disputados em Campo Grande, Curitiba e Manaus. Confira todos os grupos da primeira fase da MiniCopa do Mundo de 1972:

GRUPO A: Argentina, França, África do Sul, Colômbia e CONCACAF;

GRUPO B: Portugal, Chile, Irlanda, Equador e Irã;

GRUPO C: Iugoslávia, Paraguai, Peru, Bolívia e Venezuela.

O Estádio Morenão inaugurado havia pouco mais de um ano, ou seja, em 7 de março de 1971 com o jogo entre Flamengo 3 x 1 Corinthians, recebeu os confrontos entre Paraguai 4 x 1 Venezuela, Paraguai 1 x 0 Peru e Iugoslávia 1 x 1 Bolívia, todos pelo Grupo C.

De acordo com a proposta apresentada por Gianni Infantino, a nova MiniCopa do Mundo será um torneio com a participação de oito seleções, e deverá acontecer a cada dois anos, sem que isso signifique o fim da tradicional Copa do Mundo disputada a cada quatro anos.

A nova MiniCopa faz parte de um projeto de reforma do calendário da Fifa, no qual a entidade estima arrecadar 25 bilhões de dólares apenas com os direitos sobre a competição que seria realizada no meses de outubro e novembro de cada ano ímpar a partir de 2021.

Abandonado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, responsável por sua administração, o Estádio Morenão completou este ano 47 anos desde a sua inauguração (Foto: Distribuição)Abandonado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, responsável por sua administração, o Estádio Morenão completou este ano 47 anos desde a sua inauguração (Foto: Distribuição)
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.