A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 23 de Outubro de 2018


13/07/2018 10:20

Phó, o sobá vietnamita que conquistou paladares na Rússia

Ambos saíram da Ásia e além de os ingredientes serem basicamente os mesmos, o Phó tem sabor igual ao do Sobá

Paulo Nonato de Souza
O Phó, prato típico da culinária vietnamita, muito parecido com o nosso Sobá, fez sucesso ao longo da Copa do Mundo na Rússia (Foto: Paulo Nonato de Souza)O Phó, prato típico da culinária vietnamita, muito parecido com o nosso Sobá, fez sucesso ao longo da Copa do Mundo na Rússia (Foto: Paulo Nonato de Souza)

O Sóba, comida japonesa que tanto sucesso faz em Campo Grande, e até virou prato típico da culinária campo-grandense, tem o seu parente vietnamita. É o Phó, palavra de três letras e aparentemente sem nenhum significado para nós, tipo impronunciável, que na Rússia virou Noodle, macarrão em inglês.

Tal como na Feira Central em Campo Grande, pelo menos no restaurante da praça de alimentação do shopping center ao lado do Centro de Imprensa da Fifa, em Moscou, o Phó foi campeão de audiência. Ao longo de toda a Copa do Mundo de 2018, estava sempre cheio de russos e também de jornalistas de várias nacionalidades, muitos brasileiros, inclusive.

“O nome é Phó, mas aqui na Rússia eles chamam de Noodle. É muito bom. É uma comida leve, experimentei e gostei. Vale a pena tu experimentar”, disse Fernando Gaúcho, um jovem brasileiro de Porto Alegre que há 10 anos vive em Moscou, onde administra uma churrascaria que também esteve sempre cheia durante a Copa do Mundo, principalmente de brasileiros.

Fachada do restaurante vietnamita em Moscou com jornalistas franceses sendo atendidos no caixa pela simpática mocinha de nome complicado aos ouvidos latinos (Foto: Paulo Nonato de Souza)Fachada do restaurante vietnamita em Moscou com jornalistas franceses sendo atendidos no caixa pela simpática mocinha de nome complicado aos ouvidos latinos (Foto: Paulo Nonato de Souza)

Um saiu do Japão para o Brasil, o Sobá, e outro do Vietnã para a Rússia, o Phó, e os ingredientes são basicamente os mesmos com sabor igual. No Sobá vai caldo de carne, fios de macarrão, carne de vaca ou de porco, cebola, cebolinha picada, salsinha e gengibre.

No vietnamita Phó, ou Noodle, além do caldo da proteína escolhida, se carne de vaca, de frango, de porco ou frutos do mar, tem fios de macarrão de arroz, cebola, cebolinha, talos de cebolinha picada, salsinha, gengibre, tofu, alecrim e coentro, além de levar à mesa, separadamente, uma porção de brotos de feijão, pimenta malagueta e uma fatia de limão.

No caixa do restaurante, uma mocinha vietnamita bastante simpática e de inglês fluente, que infelizmente não consegui compreender seu nome, disse que no Vietnã o Phó é a refeição preferida da população desde o café da manhã, almoço, jantar e também do lanche no meio da manhã e meio da tarde. “É uma comida muita famosa no Vietnã, é simples e todo mundo gosta”, comentou ela.



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.