ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Situação na Bolívia vai atrasar negociação da UFN3, avalia secretário

Fechamento de contrato entre a Petrobrás e a russa Acron, compradora da fábrica de fertilizantes, depende de trâmites burocrático

Tainá Jara | 18/11/2019 18:13
Instalação da UFN3 pode gerar cerca de 10 mil empregos (Foto: Arquivo)
Instalação da UFN3 pode gerar cerca de 10 mil empregos (Foto: Arquivo)

Com capacidade para triplicar a consumo de gás em Mato Grosso do Sul, a fábrica de fertilizantes UFN3, instalada em Três Lagoas, distante 339 quilômetros de Campo Grande, terá cronograma para entrar em funcionamento adiado. A situação se deve ao agravamento da crise na Bolívia. O país vizinho é fornecedor do gás, matéria-prima essencialmente para indústria entrar em operação.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, o atraso ficou evidente na última semana, quando o presidente Evo Morales renunciou ao cargo e o número de mortes durante os protestos aumentou. “Esta questão da Bolívia atrasa o cronograma de fechamento dos contratos entre a Petrobrás e Acron. Isso é evidente”, explicou.

O que havia até o momento era um pré-contrato para fornecimento de gás a partir de 2023 com preço fixado. No entanto, trâmites burocráticos afetaram as negociações. Conforme Verruck, ainda não é possível saber de quanto será o adiamento. Em agosto, o presidente da Petrobrás, Roberto Castelo Branco, previa a assinatura do processo de venda até o final daquele mês, o que não ocorreu.

Em setembro, antes das eleições presidenciais na Bolívia, os russos da Acron Group, empresa que vai assumir a fábrica de fertilizantes, e representantes da YPFB (estatal boliviana de combustíveis) firmaram, contrato de venda de gás e criação de empresa de marketing de ureia no Brasil.

O documento previa a compra de 2,2 milhões de metros cúbicos diários de gás natural no prazo de 20 anos, a partir de 2021 – a empresa do país vizinho também teria 12% da fábrica sul-mato-grossense.

Titular da Semagro, Jaime Verruck, afirmou que crise na Bolívia afeta cronograma de instalação da fábrica de fertilizantes (Foto: Kisie Ainoã)
Titular da Semagro, Jaime Verruck, afirmou que crise na Bolívia afeta cronograma de instalação da fábrica de fertilizantes (Foto: Kisie Ainoã)

Capacidade – A UFN3 têm capacidade para triplicar o consumo de gás consumido no Estado e administrado pela MS Gás. A previsão é de que a indústria de fertilizantes utilize 2,260 milhões m³ por dia, além de gerar 10 mil novos empregos.

Atualmente, as indústrias, residências e estabelecimentos comerciais e setor automotivo consomem 600 m³ por dia para 10 mil clientes.

A crise na Bolívia também pode afetar os trâmites para por em operação de termoelétrica na região do Pantanal, entre os municípios de Corumbá e Ladário, com capacidade de consumir 2 milhões de m³ de gás por dia.

Sem a instalação destas fábricas, o Estado perderia somente de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cerca de R$ 18 milhões por mês.

Nos siga no Google Notícias