ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Economia

JBS diz que vai retomar abates, manter empregos e devolver verba a MS

Acordo foi firmado entre governo do Estado e representante da empresa

Mayara Bueno e Osvaldo Júnior | 20/10/2017 18:06
Governador Reinaldo (à esquerda), reunido com deputados e representante da JBS. (Foto: Edemir Rodrigues).
Governador Reinaldo (à esquerda), reunido com deputados e representante da JBS. (Foto: Edemir Rodrigues).

A JBS afirmou que vai retomar as atividades nas sete unidades, manter os empregos dos 15 mil funcionários e ressarcir o Governo de Mato Grosso do Sul. Este foi o resultado da reunião entre o chefe do Executivo estadual, Reinaldo Azambuja (PSDB), com o presidente nacional da Divisão de Carnes da JBS, Renato Costa, nesta quinta-feira, dia 20.

Conforme o representante da empresa, o abate nos sete frigoríficos - que está atualmente paralisado - será retomado na terça-feira, dia 24. A data foi definida para que a empresa consiga se organizar e planejar as escalas de trabalho a tempo.

O trabalho dos 15 mil funcionários também será mantido, assim como os investimentos que a indústria aplica em Mato Grosso do Sul e a compra de boi de produtores locais. Ao todo, são nove frigoríficos no Estado, dos quais sete operam.

Em contrapartida, o Executivo vai tentar desbloquear parte dos R$ 730 milhões retidos pela Justiça. A situação é justamente o motivo que gerou uma série de consequência, incluindo a suspensão das atividades.

Todos os termos discutidos serão levados à Justiça, segundo o governador. De acordo com os integrantes da reunião, a JBS se comprometeu a ressarcir valores a título de pagamento do que deixou de investir em contrapartida ao benefício que recebeu do governo.

Contudo, a verba ainda será definida por ambas as partes. A expectativa é que na segunda-feira, dia 23, o governo se reúna com seu setor jurídico para elaborar uma minuta com os pontos acordados hoje, para que seja levada ao Poder Judiciário.

A situação de hoje ocorre porque a empresa, após ter R$ 730 milhões bloqueados, a pedido da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga incentivos fiscais do Estado, suspendeu - desde terça-feira - o abate nas unidades que mantém em MS.

Em reação, os funcionários iniciaram protestos na Assembleia temendo desemprego e falta de pagamento de salário.

Nos siga no Google Notícias