ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Justiça federal libera saque de FGTS para portador de esclerose múltipla

Após negativa da CEF, paciente buscou ajuda da Justiça federal e conseguiu liberar dinheiro da conta

Rosana Siqueira | 28/01/2020 13:47
Saque do FGTS foi liberado após paciente buscar direitos na Justiça. (Arquivo)
Saque do FGTS foi liberado após paciente buscar direitos na Justiça. (Arquivo)

O Juiz Federal da 1ª Vara de Campo Grande deferiu liminar que autorizou um portador de esclerose múltipla a sacar os valores existentes em sua conta do FGTS. A decisão foi publicada na segunda-feira.

O requerente declarou que é portador de esclerose múltipla, doença autoimune, que afeta o sistema nervoso central. O diagnóstico do paciente é de maio de 2014 e o tratamento é contínuo e de alto custo, sendo que a finalidade do saque do FGTS é o auxiliar no tratamento da doença.

Em 2016 obteve ele conseguiu o levantamento do saldo do FGTS, via ação judicial. No entanto, o seu pedido administrativo de levantamento do saldo de FGTS junto à CEF foi novamente negado, sob fundamento de que a hipótese não está entre as previstas no art. 20, da Lei n. 8.036/90.

Na decisão, o magistrado destacou “não parecer razoável exigir-se que o impetrante esteja em estado grave de saúde (estágio terminal), para, só então, com base no artigo 20, inciso XIV, da Lei nº 8.036/90, exsurgir o direito ao saque. Assim, comprovado que o titular da conta vinculada é portador de esclerose múltipla, é plenamente cabível a liberação dos valores depositados em sua conta”.

Diante dos fundamentos expostos na decisão, o magistrado deferiu o pedido de liminar.

Nos siga no Google Notícias