ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Plantão do Procon recebe 30 reclamações de propaganda enganosa

Maioria das queixas é sobre diferença de preços anunciados pelas promoções da Black Friday

Leonardo Rocha e Ricardo Campos Jr | 24/11/2017 11:50
Fiscais do Procon estão no centro da cidade para receber denúncias de fraudes (Foto: Marcos Ermínio)
Fiscais do Procon estão no centro da cidade para receber denúncias de fraudes (Foto: Marcos Ermínio)

A equipe do Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) registrou até o momento 30 denúncias em relação as promoções da Black Friday, em Campo Grande, sendo a maioria em relação a publicidade enganosa. Os fiscais estão na área central da cidade, com duas vans para atendimento local.

O superintendente do Procon, Marcelo Salomão, ressaltou que as equipes recebem as demandas dos clientes na hora e já vão nas lojas, em busca de um entendimento. Também estão entregues panfletos, na rua Barão do Rio Branco, entre a 14 de Julho e Calógeras, que tem a intenção de orientar os consumidores sobre eventuais fraudes.

Salomão revelou que as principais denúncias são sobre "publicidade enganosa", ao entregar panfletos com promoções, mas quando o consumidor vai adquirir o produto, a situação é outra. Ele ponderou que a informação divulgada precisa ser cumprida e deve estar de forma clara e visível ao consumidor. "As empresas pecam muito nesta questão".

Outra denúncia recorrente é anunciar a promoção de produtos e quando o consumidor vai até a loja, não encontrá-los. "O panfleto precisa constar que a promoção sobre o produto vai durar, enquanto tiver no estoque", explicou o superintendente. Caso não tenha esta informação, o consumidor poder pegar outro produto no mesmo valor, ou melhor, de outra marca.

Os consumidores também estão aproveitando os fiscais do Procon para retirar dúvidas em relação a outros temas, como contas indevidas, e outros processos que queiram entrar. "Estamos a disposição para qualquer assunto, como se tivéssemos no prédio da instituição", explicou Salomão.

Superintendente do Procon, Marcelo Salomão, com Jucelle Soares, que conseguiu fazer acordo com loja (Foto: Marcos Erminio)
Superintendente do Procon, Marcelo Salomão, com Jucelle Soares, que conseguiu fazer acordo com loja (Foto: Marcos Erminio)

Acordo - O retificador de motor, Jucelee Soares, de 40 anos, foi contemplado com os trabalhos dos fiscais do Procon. Ele foi até uma loja de departamentos e encontrou a promoção de um celular, no valor de R$ 1099,00, para pagar em 14 vezes. No entanto quando chegou no caixa, foi informado que o pagamento deveria ser à vista.

"Como tirei foto da promoção, acionei os fiscais do Procon, que foram comigo até a loja. Conversamos com a gerência e chegamos a um acordo, para que o produto fosse pago em 10 vezes e ainda com R$ 50,00 de desconto. Consegui resolver meu problema".

Nos siga no Google Notícias