ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SÁBADO  19    CAMPO GRANDE 24º

Economia

MS é o 6° estado com mais municípios que dispensam alvarás para novas empresas

Atualmente, 612 atividades econômicas no Estado são dispensadas por norma estadual

Por Izabela Cavalcanti | 19/07/2025 14:33
MS é o 6° estado com mais municípios que dispensam alvarás para novas empresas
Homem acessando o Portal de Serviços da Rede SIM MS, sistema voltado para serviços relacionados ao fechamento e abertura de empresas (Foto: Divulgação/Semadesc)

Mato Grosso do Sul é o 6° estado que mais tem simplificado a abertura de pequenos negócios, com 24 municípios que aprovaram e encaminharam normas próprias de dispensa de alvarás e licenças ao Governo Federal, em relação a atividades de baixo risco.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul avança na simplificação da abertura de empresas, conquistando o 6º lugar no ranking nacional, com 24 municípios dispensando alvarás e licenças para atividades de baixo risco. O estado também ocupa a 7ª posição em número de atividades dispensadas, totalizando 612, e Campo Grande figura como a 6ª capital com maior facilidade para abertura de negócios. A simplificação é resultado da colaboração entre órgãos ambientais, Corpo de Bombeiros e Semadesc, que implementaram normas e sistemas digitais para autorizações automáticas. O foco agora é expandir a Lei da Liberdade Econômica, com apoio do Sebrae e da Jucems, a exemplo de Chapadão do Sul, que já utiliza a Rede SIM. A recente implementação da Viabilidade Automática em Campo Grande reforça o compromisso com a desburocratização, beneficiando 92% das empresas do estado, que são de pequeno porte.

Os dados são do Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças – 2º trimestre de 2025, divulgado pelo Ministério do Empreendedorismo. No mesmo período de 2023, o Estado estava em 5° lugar.

Atualmente, 612 atividades econômicas no Estado são dispensadas por norma estadual. Neste caso, Mato Grosso do Sul fica em 7° lugar no ranking nacional por número de atividades dispensadas. Campo Grande aparece na 6ª posição entre as capitais.

O relatório diz que os estados que não elaboraram suas próprias classificações, precisam seguir a norma federal, que contempla somente 300 atividades econômicas.

“Isso é fruto de um trabalho construído internamente. Inicialmente, com o Instituto de Meio Ambiente, que identificou as atividades sem impacto ambiental significativo e, em paralelo, com o Corpo de Bombeiros, que também teve papel fundamental ao estabelecer normas específicas para essas atividades de baixo risco, criando um sistema digital que permite a tramitação automática da autorização, desde que o empresário comprove, dentro do sistema, que atende aos requisitos estabelecidos”, pontuou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

MS é o 6° estado com mais municípios que dispensam alvarás para novas empresas
Gráfico mostra quantidade de municípios com normas próprias e que dispensam alvarás para atividades de baixo risco (Foto: Reprodução/Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças)

Liberdade Econômica – Ainda de acordo com Verruck, o foco precisa ser na efetivação da Lei da Liberdade Econômica e na ampliação da dispensa de licenças para atividades de baixo impacto.

Isso proporciona que pequenos e médios empresários, que queiram investir em atividades de baixo risco, possam iniciar suas atividades de forma rápida.

“Para isso, junto com a Jucems, temos uma parceria sólida com o Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora. Temos município referência no Estado, como Chapadão do Sul, que já realiza essa integração por meio da Rede SIM. E tivemos, nesta semana, uma excelente notícia: implementamos a Viabilidade Automática para abertura de empresas em Campo Grande. Isso foi possível porque o município publicou sua lista de atividades de baixo impacto e implementou, de fato, a Lei da Liberdade Econômica.”

O trabalho para ampliação da implementação da Lei de Liberdade Econômica em Mato Grosso do Sul é desenvolvido pela Semadesc.

“Esse é o caminho para facilitar a vida do pequeno empreendedor. Hoje, 92% das nossas empresas são de pequeno porte em Mato Grosso do Sul. Por isso, tratá-las de forma diferenciada, considerando sua importância econômica e o baixo impacto de suas atividades, é fundamental”, finalizou Jaime Verruck.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias