ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Economia

MSGás não fala em desabastecimento, mas já esquematizou “plano B”

Diretor-presidente da companhia diz que situação também pode afetar dois grandes empreendimentos no Estado

Gabriel Neris e Tainá Jara | 12/11/2019 17:04
Rudel Trindade Júnior, diretor-presidente da MSGás, em coletiva de imprensa (Foto: Kísie Ainoã)
Rudel Trindade Júnior, diretor-presidente da MSGás, em coletiva de imprensa (Foto: Kísie Ainoã)

Em entrevista coletiva nesta tarde (12), o diretor-presidente da MSGás, Rudel Trindade Júnior, afirmou que a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e o Ministério de Minas e Energia têm um plano de contingenciamento do gás caso haja alguma eventualidade na Bolívia, que passa por um caos político a ponto do então presidente Evo Morales renunciar ao cargo.

Apesar do alerta, Rudel considera baixo o risco de contingenciamento. “Não tem nenhum tipo de risco de haver problema com fornecimento”, disse. Segundo ele, os contatos entre distribuidora, agência e pasta têm sido permanentes.

O representante da companhia também afirmou que a situação no país vizinho pode afetar dois grandes empreendimentos instalados em Mato Grosso do Sul: a UFN-3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), em Três Lagoas, vendida para o grupo russo Acron, e a Termopantanal, na região de Corumbá e Ladário.

As duas estão em fase de trâmites burocráticos. Em um cálculo feito a grosso modo, o Estado perderia somente de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cerca de R$ 18 milhões por mês. Segundo Rudel, o problema neste momento na Bolívia é apenas administrativo. Como há greve de vários serviços e manifestações nas ruas, os operadores sequer conseguem chegar aos escritórios.

Outra situação são os postos de combustíveis fechados. Diante dos protestos, a mercadoria não está circulando e os estabelecimentos estão retendo gasolina e etanol, o que pode aumentar a demanda pelo gás. Mas Rudel acredita que há possibilidade remota de comprometer no Brasil.

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

Nos siga no Google Notícias