ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Plano pode abrir espaço fiscal para empréstimo de R$ 1 bilhão a MS

Ministro da Economia, Paulo Guedes, articula pessoalmente uma modificação no chamado Plano Mansueto, de ajuda fiscal aos estados

Rosana Siqueira | 06/04/2020 17:42

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, articula pessoalmente uma modificação no chamado Plano Mansueto, o plano de ajuda fiscal aos estados desenhado no ano passado pelo secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, para ampliar o limite de endividamento dos governadores ao longo de 2020, como resposta à crise da pandemia do coronavírus. Caso seja aprovado Mato Grosso do Sul poderia ter R$ 1 bilhão de reforço no caixa estadual em meio a pandemia.

Guedes disse  que o Plano Mansueto precisa ser expandido porque o Brasil vive um “caso agudo de emergência fiscal”. Ele e o relator do texto na Câmara, deputado Pedro Paulo (DEM-RJ), tem reunião hoje para discutir mudanças para o texto, que será votado na terça pela Câmara dos Deputados.

Um dos pontos é a suspensão do pagamento das dívidas com a União e bancos públicos, o que para o deputado é “dinheiro na veia” dos estados. Outro ponto em estudo é a ampliação da possibilidade de financiamento com aval da União, mesmo para estados com nota C e D no Tesouro Nacional, que são aqueles que já têm endividamento alto e atualmente não podem contrair mais dívidas com aval da União.

 Há no plano a exigência de contrapartidas dos governadores, como a de não ampliar gastos permanentes.

 A informação foi repassada pelo governador Reinaldo Azambuja que destacou que o plano pode abrir uma janela de gastos para este momento e dar fôlego aos administradores estaduais.

A ideia do Governo é abrir uma janela de gastos para este momento, que se feche em 31 de dezembro ou antes, se o fim do estado de calamidade for decretado, explicou o próprio ministro da Economia ontem.

 Azambuja destacou que o Governo tem desenvolvido planos para apoiar os segmentos e dentro do possível atender todas as demandas. “Já tivemos prorrogação de ICMS e IPVA. Só que precisamos lembrar que o Governo de Estado tem 81 mil servidores. Ou seja, a empresa que tem pagar o salário em dia. E este recurso precisa chegar no trabalhador. Agora é a hora da precaução”, alertou o governador.

Ele lembrou ainda que para as micro e pequena estão analisando uma série de medidas. “Com a aprovação do Plano teríamos um espaço fiscal para fazer o empréstimo. E a partir daí estender a mão aqueles setores mais problemáticos e evitar o desemprego”, sinalizou.

Nos siga no Google Notícias