ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Três aeroportos de MS estão em projeto de privatização de Bolsonaro

Reportagem do jornal Valor Econômico coloca terminais de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã no mesmo pacote do aeroporto paulista visando a privatização até 2022

Humberto Marques | 09/12/2018 16:50
Aeroporto de Campo Grande seria privatizado em "pacote" com Congonhas, que atrairá mais compradores. (Foto: Arquivo)
Aeroporto de Campo Grande seria privatizado em "pacote" com Congonhas, que atrairá mais compradores. (Foto: Arquivo)

O futuro governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), estuda colocar três aeroportos de Mato Grosso do Sul na lista de unidades a serem privatizadas e, para vencer a resistência do mercado quanto a unidades com menor movimentação de passageiros, estuda os colocar em um “pacote” que contemplaria, ainda, um dos terminais mais movimentados do Brasil: o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

O projeto foi revelado em reportagem do jornal Valor Econômico, que aponta um plano do Governo Bolsonaro para continuar com as concessões de aeroportos, transferindo 44 terminais ainda sob o comando da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) para a iniciativa privada. O total de aeroportos é o restante após o leilão agendado para 15 de março de 2019, o próximo. A partir daí, seriam abertas concorrências em três blocos, o primeiro deles em 2020.

Entre 2021 e 2022 seria aberta a concessão do segundo bloco. Em todos os casos, terminais considerados de grande interesse comercial, como Congonhas e Santos Dumont (Rio de Janeiro), seriam os puxadores dos blocos de licitação, que contariam ainda com aeroportos deficitários. Com os certames, espera-se um investimento de R$ 10 bilhões na modernização de pistas, pátios de aeronaves e terminais de passageiros.

O esboço foi formulado pelo PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) e a Secretaria de Aviação Civil, sendo discutido na equipe de transição do governo federal. O futuro ministro de Infraestrutura é o atual secretário de Coordenação de Projetos do PPI e deu declarações favoráveis à privatização de toda a rede aeroportuária. Além disso, o esquema já foi levado à Global Airport Delelopment, feira internacional do setor aeroportuário realizada em Hamburgo (Alemanha), onde teria agradado.

Dimensões – De janeiro a outubro deste ano, o Aeroporto Internacional de Campo Grande registrou 16.314 pousos e decolagens, sendo 1.640 apenas no último mês do levantamento da Infraero. O terminal de Corumbá teve 1.362 pousos e decolagens, sendo 115 em outubro; e o de Ponta Porã, 2.079 no ano e 175 há dois meses.

Aeroporto de Ponta Porã não registrou voos regulares neste ano. (Foto: Infraero/Reprodução)
Aeroporto de Ponta Porã não registrou voos regulares neste ano. (Foto: Infraero/Reprodução)

Ao todo, foram 19.755 poucos e decolagens em dez meses em Mato Grosso do Sul nesses três aeroportos. Isso equivale a quase tudo o que foi registrado em Congonhas apenas em outubro, ou pouco mais de 10% da movimentação do aeroporto paulistano no ano –184.936 pousos e decolagens.

Os números envolvem toda a movimentação dos terminais. Considerando-se apenas voos regulares (isto é, operados por companhias), Campo Grande registrou 11.072 no ano, incluindo domésticos e internacionais. Em Corumbá, foram apenas 345 voos domésticos; e Ponta Porã não registrou nenhum em dez meses –todos os pousos e decolagens foram de transporte não regular (fretes e aeronaves particulares). Em Congonhas, foram 145.203 voos domésticos e 39.733 de voos não regulares.

Os quatro ativos seriam licitados em conjunto até 2022. Em outra concorrência, entrariam Santos Dumont; Pampulha, Uberlândia, Uberaba e Montes Claros (Minas Gerais). Também estão previstas negociações com Belém puxando os aeroportos paraenses de Altamira, Marabá, Carajás e Santarém e o de Macapá (Amapá).

Anterior – Antes, porém, seria feito o bloco com Curitiba à frente, incluindo os aeroportos paranaenses de Foz do Iguaçu e Londrina; Joinville e Navegantes (Santa Catarina); e Uruguaiana, Pelotas e Bagé (Rio Grande do Sul). A mesma rodada de negociações colocaria Manaus (AM) à frente para licitar os terminais de Tabatinga e Tefé, no mesmo Estado; Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC); Boa Vista (RR); e Porto Velho (RO). Goiânia (GO); Palmas (TO); São Luiz e Imperatriz (MA); Teresina (PI); e Petrolina (PE) também seriam incluídos nessa oferta.

Congonhas seria o chamariz em licitação: quem o comprar, levaria os aeroportos do Estado. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Congonhas seria o chamariz em licitação: quem o comprar, levaria os aeroportos do Estado. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Outros pequenos aeroportos devem ser alvos de movimentações, porém, sem incluir a iniciativa privada: a ideia é que pequenos terminais sejam repassados a Estados e municípios que tiverem interesse, casos de São José dos Campos (SP) e Paulo Afonso (BA), que poderiam entrar no radar de grupos menores e dispostos a gerir ativos mais modestos de alcance apenas regional.

Todo o negócio ocorre em meio a elogios vindos do TCU (Tribunal de Contas da União) quanto às regras e estudos realizados até aqui para as concessões de aeroportos, que atraíram grupos estrangeiros e resultaram na concessão de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), ativos considerados interessantes.

Contudo, o avanço do processo dependerá do desempenho no leilão de março, que incluirá unidades no Nordeste –Recife (PE); Maceió (AL); João Pessoa e Campina Grande (PB); Aracaju (SE); e Juazeiro do Norte (BA)–, Sudeste (Vitória, no Espírito Santo, e a fluminense Macaé) e de Mato Grosso, visto como o menos atrativo do bloco até aqui e que é composto por Cuiabá, Alta Floresta, Rondonópolis e Sinop.

Nos siga no Google Notícias