ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Educação e Tecnologia

Viagem a Marte e para anéis de Saturno sai a cada 20 minutos na SBPC

Pelo menos três planetários estão à disposição dos visitantes da 71ª Reunião Anual, no campus da UFMS

Jones Mário | 23/07/2019 20:58
Planetário da AEB é um dos mais visitados entre as atrações da reunião anual (Foto: Kísie Ainoã)
Planetário da AEB é um dos mais visitados entre as atrações da reunião anual (Foto: Kísie Ainoã)

Pelo menos três planetários estão à disposição dos visitantes da 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), sediada no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. Além de mostrar estrelas e constelações, as atrações levam os curiosos para viagens ao solo de Marte e anéis de Saturno, com apresentações a cada 20 minutos durante todo o dia.

O planetário da AEB (Agência Espacial Brasileira) era um dos mais procurados na tarde de hoje, com longas filas a cada sessão. A estrutura inflável onde são feitas as projeções comporta até 25 pessoas. Os mais preguiçosos podem assistir à apresentação deitados.

O estudante de Engenharia de Software, Murilo Costa, 20 anos, visitou dois dos planetários distribuídos pelo evento e pôde lembrar um pouco da infância. “A gente acha pouco esse tipo de atração em Campo Grande. Eu tinha ido uma vez só, ainda na escola. É legal. Dá para acompanhar as constelações, ter uma visão geral do Sistema Solar”, avalia.

Murilo Costa se recordou da infância com sessões nos planetários da SBPC (Foto: Kísie Ainoã)
Murilo Costa se recordou da infância com sessões nos planetários da SBPC (Foto: Kísie Ainoã)

A poucos metros do estande da AEB, a fila para entrar no planetário do Museu de Astronomia e Ciências Afins era o motivo do sorriso do responsável pelo equipamento, Carlos Henrique Zeferino da Silva. Antes de receber os visitantes, ele provoca o público com perguntas que serão respondidas durante a apresentação.

“Qual o planeta mais quente? Em qual planeta o dia é maior que o ano? Onde o céu é rosa e o pôr do sol é azul? Quantos planetas possuem anéis?”, questiona. O espaço itinerante vem do Rio de Janeiro (RJ), recebe 20 visitantes por vez e funciona o dia todo.

Já o Projeto Saturno, capitaneado pelos estudantes de Licenciatura em Física da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Dourados, oferece sessões de hora em hora, para 25 pessoas por apresentação. Aluno do curso, Luiz Bernardo Saucedo detalha que a perspectiva dos povos indígenas diante das constelações e como chamavam cada uma das formações é abordada durante a projeção.

Planetário da AEB comporta até 25 pessoas e tem sessões a cada 20 minutos (Foto: Kísie Ainoã)
Planetário da AEB comporta até 25 pessoas e tem sessões a cada 20 minutos (Foto: Kísie Ainoã)

As atrações da reunião ainda possibilitam trocas como a que ofereceu o Museu Ciência e Vida, instituição estadual fluminense. De acordo com o coordenador do setor educativo do projeto, Iviling Meloni, professores do Estado se interessaram em reproduzir os planetários desenvolvidos pela entidade para atender público com deficiência visual.

Feitos com papelão, barbante, alfinete e tinta, os painéis táteis exibem constelações sazonais e são alternativas de baixo custo para utilização em sala de aula. “Até disponibilizamos o passo a passo para fazer o planetário no nosso site por causa dos pedidos que recebemos aqui”, conta.

Planetário para deficientes visuais chamou atenção de professores do Estado que visitaram evento (Foto: Kísie Ainoã)
Planetário para deficientes visuais chamou atenção de professores do Estado que visitaram evento (Foto: Kísie Ainoã)

Evento - Maior evento científico da América Latina, a 71ª edição da Reunião Anual da SBPC é realizada pela primeira vez em Campo Grande, na UFMS, e segue com portões abertos até sábado (27). Serão pelo menos 250 conferências, palestras, rodas de conversa, oficinas e minicursos. As atrações são gratuitas. A programação do encontro está disponível aqui.

Nos siga no Google Notícias