ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Enquetes

Com 2% de professores imunizados, pais querem volta às aulas só com vacina

Segundo enquete, 52% dos leitores não querem que as aulas da rede estadual de ensino retornem agora

Guilherme Correia | 25/06/2021 07:55
Entrada da Escola Estadual Hércules Maymone, antes da pandemia, em um dos últimos dias que teve aulas presenciais (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Entrada da Escola Estadual Hércules Maymone, antes da pandemia, em um dos últimos dias que teve aulas presenciais (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Em votação acirrada, maioria dos leitores (52%) não quer que a rede estadual de ensino em Mato Grosso do Sul retorne com aulas presenciais atualmente. Até esta sexta-feira (25), dados do governo estadual indicam que há apenas 2% de profissionais da educação imunizados com duas doses de vacina.

Nos comentários do Campo Grande News, leitores dizem que é necessário imunizar todo os professores até que essa hipótese seja considerada. Além disso, se preocupam tanto com a saúde das crianças e adolescentes quanto em evitar com que eles possam levar covid para casa.

Estudo publicado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em maio, dizia que crianças não apresentavam altos índices de transmissão da doença, mas era destacado que seria necessária ampla imunização dos trabalhadores do ensino básico, que foram incluídos no cronograma vacinal em MS, mas ainda não completou-se prazo necessário para que todos tomassem as duas doses.

"Prefiro proteger um pouco mais a vida do meu filho", escreve Regina Lima, por exemplo. A leitora Maria de Sá é mais enfática ao lembrar que atualmente, sobretudo em Campo Grande, há hospitais lotados e várias mortes pelo coronavírus. "Estudo se recupera, vidas não".

Já a importância da vacinação é ressaltada pela Maria Luiza Ribeira, que lembra que "professores não estão todos com as duas doses e alunos não foram vacinados".

Além dela, a leitora Zuleica Almeida diz que as aulas não deveria ter parado por tanto tempo, já que "conhecimento é muito importante para continuação da vida, e nossos filhos não podem perder essa parte tão essencial".

Zuleica ressalta que o estudo "não recupera tão fácil", mas também alerta para a questão vacinal. "Professores são de grandiosíssima prioridade. Deveriam ter sido vacinados logo no início com os da saúde".

Vacinados - Segundo dados da plataforma "vacinômetro", elaborada pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), todos os profissionais de educação do ensino básico foram contemplados com ao menos uma dose de vacina, havendo até mais vacinados do que a expectativa inicial.

São cerca de 55 mil pessoas que tomaram vacina, e a proporção aparece como 142% do total de profissionais dessas categorias.

Ainda assim, é importante lembrar que a vacina só vai garantir toda a eficácia prevista se forem aplicadas duas doses. Nessas condições, há somente 918 imunizados - cerca de 2% do total - o que tornaria totalmente inviável considerar que o grupo está protegido.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias