ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Enquetes

Maioria dos leitores diz que nunca realizou autoteste da covid

A venda está disponível nas farmácias da Capital desde março deste ano

Idaicy Solano | 14/07/2022 07:55
Paciente realiza teste de covid em si próprio. (Foto: Reprodução/CNN)
Paciente realiza teste de covid em si próprio. (Foto: Reprodução/CNN)

A enquete de quarta-feira (13) do Campo Grande News perguntou se você já fez autoteste contra a covid-19. Enquanto 68% dos leitores responderam que não, apenas 32% responderam que sim.

Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), o resultado das testagens realizadas através do autoteste só são contabilizados e inseridos no sistema de saúde, se o indivíduo que testar positivo procurar uma unidade de saúde. Caso o autoteste seja realizado nas próprias farmácias onde são comercializados, eles são obrigatoriamente registrados nos sistemas de saúde, independente do resultado.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), não há controle sobre a realização de autotestes, pois eles são considerados apenas uma triagem, e não contam como diagnóstico para a doença. A secretaria ainda ressalta que, conforme a recomendação dos fabricantes, quem testar positivo deve procurar uma unidade de saúde e passar por atendimento.

A comercialização de autotestes para detectar a covid-19 só é permitida em locais autorizados a comercializar produtos de saúde e que possuam licença sanitária para atuar, como, por exemplo, farmácias. A venda está disponível na Capital desde março de 2022.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias