ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Jogos Radicais Urbanos começam e promessa é de lixo zero em parques

Paulo Nonato de Souza | 18/11/2017 10:46
Tenda montada no Parque das Nações Indígenas conta com estrutura de massagens para os atletas (Foto: André Bittar)
Tenda montada no Parque das Nações Indígenas conta com estrutura de massagens para os atletas (Foto: André Bittar)

Os Jogos Radicais Urbanos, abertos neste sábado (18), em Campo Grande, apresentam uma novidade em competições esportivas: a sustentabilidade. Sem postos de distribuição de copinhos de água, o lema é lixo-zero no Parque das Nações Indígenas e no Parque Estadual do Prosa, locais das provas de Mountain Bike, Corrida de Trilha e Stand Up Paddle.

Diferente do que normalmente acontece em provas ao ar livre, em que equipes de apoiadores oferecem água em pontos estratégicos ao longo das provas, nos Jogos Radicais Urbanos não haverá esse tipo de serviço nem mesmo para os atletas.

Segundo o diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esporte e Lazer), Rodrigo Terra, cada atleta participante terá a sua própria garrafinha de água para ser abastecida em estruturas montadas para hidratação. “É uma medida estratégica de preservação ambiental e nada tem não a ver com economia ou corte de verba por parte da Prefeitura de Campo Grande”, ressaltou ele.

Cesto de lixo próximo de uma das tendas no Parque das Nações Indígenas com os famosos copinhos, contrariando o que disse o diretor-presidente da Funesp (Foto: André Bittar)
Cesto de lixo próximo de uma das tendas no Parque das Nações Indígenas com os famosos copinhos, contrariando o que disse o diretor-presidente da Funesp (Foto: André Bittar)

Sem os famosos copinhos jogados no chão, e com cada atleta cuidando da sua própria garrafinha, a expectativa é ter os dois parques limpos ao final dos Jogos Radicais Urbanos.

A Funesp estima reunir mais de 5 mil pessoas no Parque das Nações Indígenas e no Parque Estadual do Prosa durante o evento, entre atletas, seus staffs e familiares, e apreciadores das competições. Por conta disso, como parte da proposta de sustentabilidade, Rodrigo Terra disse que haverá 13 cestos de lixos, nas proximidades das largadas e chegadas das provas.

Tendas de hidratação – Três tendas, como área de recreação, massagens e hidratação dos atletas, e uma para atendimento médico, também fazem parte do cenário dos Jogos no Parque das Nações Indígenas.

Uma das tendas de hidratação foi montada ao lado da lagoa, na altura da Avenida Professor Luís Alexandre de Oliveira, conhecida como Via Parque, que atenderá os atletas do Mountain Bike e Stand Up Paddle. A outra tenda, próxima da sede da Polícia Ambiental Estadual, na altura da Antônio Maria Coelho, quase na Avenida Mato Grosso, que atenderá os atletas da Corrida de Trilha.

Promovidos pela Prefeitura de Campo Grande e parceria com o Governo do Estado, os Jogos Radicais Urbanos foram abertos neste sábado e se estenderão até amanhã.

Nos siga no Google Notícias