17/01/2019 18:34

Energisa leva a shopping da Capital espaço para divulgar experimentos

Espaço Energia ficará no Shopping Campo Grande até 27 de janeiro, dando oportunidade para crianças e adoultos conhecerem experiências com eletricidade

Humberto Marques
Gerador de Van de Graaff é uma das atrações de espaço da Energisa. (Foto: Divulgação)Gerador de Van de Graaff é uma das atrações de espaço da Energisa. (Foto: Divulgação)

Espaço Energia ficará no Shopping Campo Grande até 27 de janeiro, dando oportunidade para crianças e adoultos conhecerem experiências com eletricidade

O Espaço Energia, estenda da Energisa voltado à divulgação de experimentos e conhecimento, está instalado no Shopping Campo Grande, onde permanece até 27 de janeiro. No local, crianças, jovens e adultos poderão conhecer alguns experimentos físicos que deixam a eletricidade mais divertida, ao mesmo tempo em que são realizadas ações educativas sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica.

Os equipamentos despertam a curiosidade a distância. Um deles é o gerador de Van de Graaff, uma esfera que “arrepia os cabelos” de quem a toca. Isolado da terra, ele eletriza a pessoa que o toca com cargas de igual polaridade que, consequentemente, repelem-se, gerando o divertido efeito.

O Anel Saltante envolve uma experiência com eletromagnetismo: quando acionado um interruptor, um “pico” de corrente passa por uma bobina e gera variação no campo magnético da haste onde está um anel de alumínio. Esta gera um segundo campo e, como um imã, acaba repelido pela bobina –o “salto”é resultado da repulsão magnética. Há também um anel de cobre, que “pula” mais baixo por ser mais pesado.

Outra experiência envolve uma bicicleta equipada com óculos de realidade virtual, que permite um passeio por Campo Grande focado na forma em que a energia é distribuída. Também são oferecidos testes do princípio da pilha humana (demonstrando que o corpo humano gera eletricidade) e da máquina de Wimshurst (geradora de cargas elétrica por indução eletrostática), bem como é feito um comparativo do consumo entre lâmpadas –LED, incandescente e fluorescente compacta.

A visitação às atrações é gratuita e está disponível durante o horário de funcionamento do Shopping Campo Grande –de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h, na escada rolante localizada na extensão do complexo comercial.

Acesso a espaço que funciona no Shopping Campo Grande até 27 de janeiro é gratuito. (Foto: Divulgação)Acesso a espaço que funciona no Shopping Campo Grande até 27 de janeiro é gratuito. (Foto: Divulgação)
imagem transparente