07/01/2019 08:54

Menino que teve o corpo queimado vai passar por cirurgia para retirada de pele

O paciente está entubado sob ventilação mecânica no CTI fazendo uso de medicação para manter a pressão arterial

Viviane Oliveira
Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) durante atendimento ao menino (Foto: Kisie Ainoã)Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) durante atendimento ao menino (Foto: Kisie Ainoã)

O menino de 8 anos, que teve 85% do corpo queimado no incêndio na casa onde vivia com a família no Bairro Polonês, na tarde de sexta-feira (4), deve passar por cirurgia para retirada de pele morta das áreas afetadas: couro cabeludo, face, orelhas, região do tórax, braços e pernas. Ele está entubado sob ventilação mecânica no CTI (Centro de Terapia Intensiva) fazendo uso de medicação para manter a pressão arterial.

Conforme nota encaminhada pela Santa Casa, o paciente que sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus no corpo inteiro deve passar por cirurgia de desbridamento - retirada de pele morta, para melhora da evolução da queimadura por meio de curativos. A criança faz uso de antibióticos, soroterapia para hidratação e de sonda para saída de líquido e eliminação da urina. Também passa por exames laboratoriais de rotina e fisioterapia respiratória.

Incêndio - Uma brincadeira com isqueiro pode ter iniciado o incêndio, acredita a mãe Zulema Pereira da Silva, 62 anos. O menino de 8 anos dormia no sofá quando o incêndio começou. O irmão, de 7 anos, brincava com o isqueiro, quando a mãe tirou o objeto da mão da criança e foi costurar no quarto. 

Foi então que o incêndio teria começado e Zulema acredita que a criança de 7 anos teria incendiado algum objeto antes que o isqueiro fosse retirado. Ela foi alarmada pelo sobrinho de 17 anos, que dormia no quarto e começou a gritar. Com a casa em chamas, toda a família deixou o local, mas o menino de 8 anos não conseguiu sair, e gritava por socorro. Em meio à invisibilidade provocada pelo excesso de fumaça, um vizinho conseguiu retirar a criança do imóvel.

imagem transparente