21/06/2019 09:06

Forças especiais fazem pente-fino contra facção em presídio da fronteira

Policiais entraram ainda de madrugada no presídio de Pedro Juan Caballero e vasculham pavilhão ocupado pelo PCC

Helio de Freitas, de Dourados
Viatura de grupo de elite da polícia paraguaia em frente à penitenciária de Pedro Juan (Foto: Marciano Candia/Ultima Hora)Viatura de grupo de elite da polícia paraguaia em frente à penitenciária de Pedro Juan (Foto: Marciano Candia/Ultima Hora)

Equipes de elite da Polícia Nacional, da Send (Secretaria Nacional Antidrogas) e da FTC (Força-Tarefa Conjunta) estão desde 5h30 desta sexta-feira (21) na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha de Ponta Porã (MS), a 323 km de Campo Grande.

De acordo com a imprensa paraguaia, o principal objetivo da operação é vasculhar o pavilhão ocupado por presos ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital).

Há três anos a facção criminosa brasileira está em guerra com grupos locais e com o Comando Vermelho pelo controle do tráfico de drogas na fronteira e na periferia das principais cidades paraguaias.

As primeiras informações revelam que a operação de hoje tenta abortar um possível plano de fuga em massa, identificado pelo serviço de inteligência do governo. O pente-fino é comandado pelo comissário Nelson Alderete e pela promotora de Justiça Kattya Uemura.

Ontem (20), operação semelhante ocorreu no presídio de San Pedro, onde dez presos de um grupo local foram mortos pelo PCC no domingo. Cem armas artesanais foram encontrados na cadeia.

imagem transparente