25/04/2019 22:03

"Modo Leitura" deve ser liberado em breve no Google Chrome

Adriano Fernandes
Ícone do Google em desktop. (Foto: Reprodução/Baishow.com) Ícone do Google em desktop. (Foto: Reprodução/Baishow.com)

A versão de desktop do Google Chrome deve ganhar um Modo Leitura, muito em breve. A função retira todo o conteúdo desnecessário ao texto – como anúncios e hiperlinks- , facilitando a sua visualização.

A função foi notada na nova versão de testes do navegador, mostrando que deve surgir já nas próximas atualizações. A novidade, no entanto, chega com alguns muitos anos de atraso se comparado a outros navegadores.

No Safari ele está presente desde 2010 e no Firefox desde 2015. Até mesmo o Microsoft Edge veio com a função disponível, também desde 2015. Os navegadores ainda permitem mudar a cor de fundo da página, assim como o tamanho da fonte, o que ajuda bastante na hora da leitura, ainda conforme o site Tecmundo.

A versão de desktop do Chrome chega atrasada até mesmo para sua edição mobile, já que o navegador nos smartphones conta com uma "Visualização simplificada" que é basicamente o Modo Leitura e pode ser ativada pelo menu de acessibilidade do app. O Modo Leitura do Chrome também ainda não tem previsão de lançamento.

imagem transparente