21/12/2018 14:35

Na véspera do verão, 4 cidades de MS registram calorão acima dos 38ºC

A estação mais quente do ano começa às 18h23 de hoje com os dias mais longos e noites mais curtas, sol escaldante das 10h às 16h

Viviane Oliveira
No verão com temperaturas altas e sol escaldante, água de coco ajuda o corpo a se proteger  (Foto: Kisie Ainoã) No verão com temperaturas altas e sol escaldante, água de coco ajuda o corpo a se proteger (Foto: Kisie Ainoã)

A um dia do verão quatro cidades de Mato Grosso do Sul registraram temperaturas acima de 38ºC e lideraram o ranking dos municípios mais quentes do País nesta quinta-feira (20). O recorde ficou com Três Lagoas, que atingiu 38,8ºC, seguida de Água Clara 38,6ºC e Porto Murtinho 38,5ºC. A 6º posição ficou com Bataguassu 38,2ºC.

Nessa semana, Campo Grande também registrou a noite mais quente do ano, por volta das 21h de segunda-feira (17), a temperatura máxima foi de 26.6ºC, com sensação térmica bem maior. No ano passado, no mesmo horário, os termômetros marcaram 24.5ºC.

A estação mais quente do ano começa às 18h23 de hoje com os dias mais longos e noites mais curtas, sol escaldante das 10h às 16h, mudança repentina no tempo com chuvas rápidas e de forte intensidade, principalmente no período da tarde.

As chuvas em forma de pancadas serão acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento acima dos 50 km/h com possibilidade de enchentes e inundações, deslizamento de terra, quedas de pontes, destruição de estradas, asfalto e quedas de árvores em todos os municípios do Estado. É no verão também que há maior incidência de raios.

“Enfrentaremos dias de calorão e muita chuva em razão da influência do El Niño”, conforme o meteorologista da Uniderp, Natalio Abrahão Filho. O fenômeno altera de forma significativa a distribuição da temperatura com profundos efeitos no clima. 

imagem transparente