09/09/2019 12:19

No dia mais quente do ano em MS, calor bateu 40ºC em 19 municípios

No domingo, Coxim registrou temperatura de 40,2ºC e sensação térmica de 44,2ºC; semana ainda será de tempo quente no Estado

Silvia Frias
Coxim registrou a sensação térmica mais alta do Estado neste fim de semana (Foto: Maikon Leal/Coxim Agora)Coxim registrou a sensação térmica mais alta do Estado neste fim de semana (Foto: Maikon Leal/Coxim Agora)

Domingo, 8 de setembro, até agora, o dia mais quente do ano em Mato Grosso do Sul, segundo serviço de meteorologia da Uniderp. O município de Coxim, a 260 quilômetros de Campo Grande foi o que registrou a maior temperatura, 40,2ºC, e sensação térmica de 44,2ºC. 

A sensação térmica é o que a população realmente sente na pele, influenciada pelo vento e umidade relativa do ar. Além de Coxim, a sensação térmica ultrapassou os 40ºC em mais 18 municípios do Estado.

“A gente ficou só no banho de mangueira”, disse a auxiliar de farmácia Bruna Carla Stefanes, 32 anos. Essa foi a maneira encontrada para refrescar os filhos Igor, 9 anos e Diego, um ano e, mesmo assim, o bebê sofreu com o tempo, ficando com brotoejas nas costas e no pescoço. “Difícil acostumar”.

A única compensação é que ontem foi dia de folga e, por isso, a família ficou em casa e evitou sair de casa. Hoje, de volta ao serviço, Bruna ainda não sentiu os efeitos de mais um dia quente, por estar no ar condicionado. “Hora que sair para almoçar, vou sentir”.

O advogado Jorge Antônio Gai mora há 40 anos na cidade, mas reconhece que é difícil acostumar-se às altas temperaturas. Ontem, a preocupação era com a neta de dois anos, que tomou vários banhos, usou pouca roupa e bebeu muita água. Apesar de ontem ter sido considerado o dia mais quente, Jorge acho que a sensação na sexta-feira pior. “Tinha vento quente que queimava a pele”, lembrou.

A mesma onda de calor que trouxe incômodo também foi bem-vinda para comerciantes da cidade. Eula Evaristo de Oliveira, 51 anos, notou aumento no movimento da sorveteria Alaska. “Pessoal anda meio quebradão, sem dinheiro, mas ontem estava calor mesmo”, disse. Natural de Coxim, disse ter notado que as temperaturas nesse período estão mais altas a cada ano que passa.

Dados repassados pelo meteorologista Natálio Abrãao indicam que 19 municípios registraram sensação térmica que ultrapassaram os 40ºC. Coxim (44,2ºC), Água Clara (43,1ºC), Itaquiraí e Bataguassu (42,7ºC) estão no topo dessa lista. Segundo ele, foi o dia mais quente do ano até agora, porém, as altas temperaturas continuam.

Levando-se em conta levantamento nacional do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), 8 municípios de Mato Grosso do Sul estiveram entre os 20 com as maiores temperaturas registradas no domingo, acima dos 38ºC. Coxim também encabeça essa lista.

O primeiro do ranking é Cuiabá (MT), com 40,6ºC, seguido de Poxoréu, 40,5ºC.

Coxim aparece na terceira posição, registrando 40,2ºC. Os outros municípios de MS listados são Iguatemi (39,7ºC), Porto Murtinho (39,5ºC), Água Clara (39,5ºC), Maracaju (39ºC), Rio Brilhante (38,9ºC), Bataguassu e Itaquiraí, ambos com 38,8ºC.

imagem transparente