21/02/2017 12:21

Piracema termina dia 1° e PMA reforça fiscalização durante o Carnaval

Priscilla Peres

A pesca continua proibida nos rios de Mato Grosso do Sul devido a Piracema, que termina no dia 1° de março. Nos dias que antecedem a abertura e caem no Carnaval, a PMA (Polícia Militar Ambiental) vai reforçar a fiscalização para coibir crimes ambientais.

A “Operação Carnaval”, dentro da Operação Piracema, começa na sexta-feira (24) e segue até às 8h do dia 1º março, quando a pesca estará aberta. De acordo com o Chefe da comunicação da Polícia Militar Ambiental, Tenente Coronel Edmilson Queiroz, o foco novamente é a prevenção e repressão à pesca predatória.

Queiroz salientou que a modalidade pesque-solte na calha do rio Paraguai é liberada todos os anos no dia primeiro de fevereiro. Porém, se o pescador matar o peixe estará cometendo crime ambiental de pescar em período proibido. Além disso, nas cidades com tradição carnavalesca e ranchos a fiscalização será intensificada.

Cerca de 80% do efetivo de 361 homens estarão envolvidos na operação, pois os comandantes das 25 subunidades empregarão todo o pessoal, inclusive, do administrativo, no trabalho de fiscalização.

A Polícia Militar Ambiental alerta ainda que a partir do dia 1º de março, quando a pesca estará aberta, estão previstas as mesmas penalidades para quem pegar peixes fora da medida, usar petrechos não permitidos, pescar em rios proibidos ou ainda com métodos proibidos.

imagem transparente