11/09/2019 08:40

Comissão vai debater impasse sobre divisa entre Ladário e Corumbá

Discussão vai ocorrer nesta tarde (11), a partir das 14h30, na sala da presidência da Assembleia

Leonardo Rocha
Reunião da Frente para Regularização Fundiária, no plenarinho da Assembleia (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)Reunião da Frente para Regularização Fundiária, no plenarinho da Assembleia (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

A Comissão de Limites e Divisas da Assembleia realiza hoje (11), a partir das 14h30, reunião para discutir o impasse nas demarcações de territórios entre as cidades de Ladário e Corumbá, que tratam-se de município vizinhos no Estado. O debate será na sala da presidência da Casa de Leis.

O coordenador da comissão, o deputado Renato Câmara (MDB), destaca que o grupo político visa resolver estas questões pendentes (território) há muito tempo no Estado, para a devida regularização documental.

“No Mato Grosso do Sul, há 20 municípios em situação conflituosa em termos de divisas territoriais. Tem casos em que o município conta com distrito no território de outro município”, destacou o parlamentar. Esta comissão faz parte da Frente Parlamentar de Regularização Fundiária.

Para a reunião de hoje haverá a participação de representantes de ambos os municípios. Para ajudar nos trabalhos e debate, foram convidados representantes da Anoreg (Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os parlamentares esperam que pelo entendimento possam se resolver “problemas históricos” relacionados às divisas de municípios do Estado e suas respectivas fronteiras, assim como outros temas, entre eles a titularização de assentamentos.

imagem transparente