ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Jogo Aberto

De 79 municípios de MS, só Paraíso mantém limites

Marta Ferreira, Rosana Siqueira e Leonardo Rocha | 21/05/2020 06:00
Paraído das Águas, criado em 2013, não teve mudanças em atualização do IBGE. (Foto: O Correio News)
Paraído das Águas, criado em 2013, não teve mudanças em atualização do IBGE. (Foto: O Correio News)

Ausente - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a atualização dos limites geográficos dos municípios e Mato Grosso do Sul aparece com os 78 municípios atualizados, no estudo “Áreas Territoriais de Estados e Municípios Brasileiros”, nesta quarta-feira (20). Na nota técnica que consta na página oficial do site, 78 cidades apresentam atualização, o terceiro maior número entre os estados do País.

Motivo - Segundo a informação da assessoria de imprensa do IBGE, só aparecem nas listas as cidades com mudanças.

Caçula – Paraíso das Águas foi criado em 1º de janeiro de 2013. A cidade, que fica a 280 km de Campo Grande, tem cerca de 4 mil habitantes.

Todas as cores - Os deputados estaduais aprovaram a árvore ipê como símbolo de Mato Grosso do Sul. O projeto muda a lei que dava o título apenas ao ipê amarelo.

A pedidos - O autor da lei e do novo projeto, Renato Câmara (MDB), disse que a mudança do símbolo foi uma solicitação dos moradores de várias cidades. Há ipês rosas e brancos também em profusão pelo Estado.

Queremos - Os deputados Lidio Lopes (Patri) e Pedro Kemp (PT) vão insistir na emenda que isenta os aposentados que recebem até três salários mínimos de contribuir com 14% do benefício à previdência estadual.

Não passou - A proposta foi rejeitada na primeira votação, após ficar de fora do parecer do relator do projeto, Gerson Claro (PP). O projeto com mudanças na previdência já passou pela primeira aprovação.

Comentarista – A cada nova declaração polêmica do presidente Jair Bolsonaro sobre a pandemia de novo coronavírus, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS), tem sido procurado pela imprensa nacional. Ontem, na Globo News, foi instado a falar da polêmica frase de Bolsonaro rimando cloroquina com tubaína.

Recado - O presidente disse, textualmente que, “em tempos de quem é de direita usa cloroquina, quem é de esquerda toma tubaína”. Mandetta, em sua fala a respeito,, emendou com “quem tem juízo escute a medicina”.

Não - Mais uma cidadã de Campo Grande tentou, e não conseguiu na Justiça, salvo conduto para andar livremente durante a pandemia de novo coronavírus. A decisão saiu esta semana, impedindo a mulher de furar o toque de recolher. Nesses casos, a Justiça tem entendido que a segurança da coletividade prevalece sobre os direitos civis individuais.

(Coluna atualizada às 16h52 para correção de informação)




Nos siga no Google Notícias