ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Arquitetura

Para vida ficar colorida, toda semana Luzelena ganha presente do marido

Metalúrgico, nas horas vagas ele se dedica à produção de artesanatos feitos com ferro e acaba transformando a casa da família.

Thailla Torres | 24/05/2019 09:03
Arara de concreto chama atenção no jardim da casa colorida do Bairro São Francisco. (Foto: Marina Pacheco)
Arara de concreto chama atenção no jardim da casa colorida do Bairro São Francisco. (Foto: Marina Pacheco)

A fachada totalmente coberta por tintas coloridas e as portas pintadas de um azul piscina são as primeiras coisas que chamam atenção na casinha de duas pessoas apaixonadas. Com clima antigo e uma varanda bem convidativa, a casa no Bairro São Francisco é transformada diariamente com artesanatos que chegam de presente do marido para esposa quase toda semana.

Apesar da arquitetura com aparência antiga, a fachada da casa não estava do jeito que o casal sonhava, então Luzelena Rodrigues dos Santos, de 61 anos, e Pedro José Sobrinho, de 65, decidiram pintar tudo, mas fora dos padrões.

Banco feito com cebeceira de cama também foi presente do marido. (Foto: Marina Pacheco)
Banco feito com cebeceira de cama também foi presente do marido. (Foto: Marina Pacheco)

A casa é toda laranja. O portãozinho de ferro, a grade que substitui o muro e os adornos ganharam cor azul vista de longe. Na varanda de casa, a dona confessa, “a gente não gosta de nada discreto, casa tem que ter cor”, diz Luzelena.

Ela conta que foi Pedro quem escolheu as cores e pintou a casa que, em breve, pode ganhar um tom diferente. “Eu e ele sempre gostamos de coisas coloridas. Não temos problema nenhum em pintar, se a gente achar outra cor bonita por aí, a gente pinta de novo”.

Mas não é somente a cor o encanto da casa. Quem passa na calçada dificilmente fica indiferente aos elementos decorativos do jardim que denunciam o gosto dos moradores pela natureza. Duas araras, formiguinhas de ferro e pássaros. Tudo fabricado artesanalmente por Pedro nas horas vagas, para presentear a esposa e tornar o clima da casa mais leve, quem sabe, um verdadeiro recanto. “Ele sempre gostou de transformar, deixar tudo colorido tanto quanto eu. Por saber que eu sou apaixonada pelos animais e pela natureza, ele sempre me presenteia com algum desses objetos”.

Casados há 36 anos, não há um aniversário que Pedro deixe de fazer à mão o presente para a esposa. “Já fez mesa, vários animais, bancos e até porta-chimarrão”, conta Luzelena.

Araras que colorem o jardim. (Foto: Marina Pacheco)
Araras que colorem o jardim. (Foto: Marina Pacheco)
Carro de boi também feito de ferro. (Foto: Marina Pacheco)
Carro de boi também feito de ferro. (Foto: Marina Pacheco)

Pedro estava no horário de trabalho quando a reportagem bateu à porta, por isso, a esposa é quem fez questão de mostrar delicadamente cada trabalho feito pelo marido. Exceto as araras de concreto do jardim, o restante da decoração e dos objetos de ferro foram todos feitos pelas mãos de Pedro. “Praticamente toda semana ele tira um tempinho para fazer alguma coisa. Tem um talento com o ferro como ninguém”.

Na sala, há uma diversidade de motociclistas em miniaturas feitas de ferro, além de betoneiras e outras esculturas ainda sem nome certo. Mas para Luzelena, entre os presentes mais especiais, está um banco feito com a cabeceira de uma cama, uma mesa e as araras compradas há alguns anos por ele. “São os meus xodós dentro de casa. Eu não tiro minhas araras daí por nada. Mas o banco é ainda mais especial, ele fez só para o meu aniversário e colocou até a palavra que significa nossa família”.

Porta tereré e chimarrão. (Foto: Marina Pacheco)
Porta tereré e chimarrão. (Foto: Marina Pacheco)
Outros detalhes feitos de ferro. (Foto: Marina Pacheco)
Outros detalhes feitos de ferro. (Foto: Marina Pacheco)

“Pelulivi” é o nome dado por Pedro e Luzelena para definir o mais importante dentro de casa: o amor da família. “Significa Pedro, Luzelena, Lidiane e Viviane, as últimas são nossas duas filhas, pessoas que mais amamos na vida”.

A dona da casa ainda revela que não é só no São Francisco que o colorido domina. “Em Anhanduí temos uma residência da família e lá é ainda melhor, tem bicho por todos os lados da casa. Muita coisa colorida e artesanatos, tudo feito pelo Pedro com muito amor e carinho”.

Simples, acolhedora e original. Assim é a casa definida por Luzelena criada para a família se sentir bem, sem nenhuma regra quando o assunto é decoração. “É do jeito que a gente gosta e faz a gente se sentir bem”.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Pedro e Luzelena na residência de Anhanduí. (Foto: Marina Pacheco)
Pedro e Luzelena na residência de Anhanduí. (Foto: Marina Pacheco)
Nos siga no Google Notícias