ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Artes

Capivaras Urbanas são vendidas, mas nenhuma vai decorar residências

Todas foram arrematadas pelo lance mínimo, que será doado para instituições de caridade

Thaís Pimenta | 21/03/2018 07:41
Guto Naveira, Rafael Amaral, o diretor da Águas Guariroba, Daniel de Castro e Rodrigo. (Foto: Thaís Pimenta)
Guto Naveira, Rafael Amaral, o diretor da Águas Guariroba, Daniel de Castro e Rodrigo. (Foto: Thaís Pimenta)

A terceira e última fase do projeto Capivara Urbana ocorreu ontem à noite em Campo Grande, com leilão de quatro das cinco obras do artista plástico Cleir Ávila. Uma delas, a "Capivara Morena", finalizada com a pintura do mesmo escultor, foi doada para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e vai continuar itinerante, passeando pelos pontos turísticos de Campo Grande, como diz Laura Miranda, Secretária-Adjunta da Sectur. "A gente cantou a bola com a Águas Guariroba, organizadora do projeto, para deixar essa conosco, que é bem especial, traz a a bandeira da nossa cidade. Queremos deixar ela nos espaços que mais recebem turistas e também em locais da cultura, como a Feira Central", explica.

A "Capipê", de Isaac de Oliveira, a "Poesia", de Guto Naveira, a "Urbês", de Ana Ruas, e a "Indian Caduveu Popstar", de Jonir Figueiredo foram arrematadas, cada uma, pelo lance mínimo de R$ 10 mil, em um leilão super rápido, que durou cerca de dez minutos, em uma solução bem caseira.

Capivara Morena foi doada para a Sectur. (Foto: Thaís Pimenta)
Capivara Morena foi doada para a Sectur. (Foto: Thaís Pimenta)
Guto Naveira e a Poesia. (Foto: Thaís Pimenta)
Guto Naveira e a Poesia. (Foto: Thaís Pimenta)

A Urbês foi arrematada pela agência de publicidade e propaganda Compet, idealizadora da campanha da Águas. Agora é do publicitário Rafael Amaral. "Estávamos a fim dessa obra específica desde o começo, porque ela faz refletir sobre o número de acidentes envolvendo esses animais nas vias de trânsito dentro e fora da cidade. Ela tem tudo a ver com um ambiente criativo como a Compet", justifica.

O grafiteiro e artista plástico Guto Naveira arrematou a própria obra, sua homenagem ao poeta das coisas miúdas do Pantanal, o Manoel de Barros. "É uma atitude continuada, fomentando essa campanha especial. Vale a pena porque a peça é única, exclusiva, e claro, o apego é muito grande, e a gente tem pretensão de com ela, fomentar novas ações junto com a Compet de outas campanhas".

A Indian Caduveu Popstar e a Capipê foram para um comprador anônimo. A única informação é que a peça de Isaac de Oliveira vai para uma mulher que deve colocá-la em sua chácara. Já a obra de Jonir foi comprada por Daniel de Castro para um cliente, que não teve nenhuma informação divulgada.

Toda a renda arrecadada por meio do leilão é doada para instituições de caridade do Estado, dentre elas, a Associação de Capacitação e Instrução de Economia Solidárias do Povo (Aciesp). "Pra gente é muito bom, mesmo que seja pouco, faz muito dentro da nossa casa. Vamos reverter o dinheiro para o projeto Cegonha, para ajudar as mães da periferia", diz Ceurecy Santiago, vice-presidente.

As capivarinhas foram apresentadas em agosto de 2017, e passaram por pontos de grande movimentação de público da cidade, como o Sesc Morada dos Baís, Praça Ary Coelho, Orla Morena, Parque das Nações Indígenas, Terminal Rodoviário, Aeroporto, Shoppings Bosque dos Ipês, Pátio Central, Norte Sul e Museu de Arte Contemporânea. A ação foi um presente pelos 118 anos da cidade.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Leilão marcou a terceira e última fase do projeto Capivara Urbana. (Foto: Thaís Pimenta)
Leilão marcou a terceira e última fase do projeto Capivara Urbana. (Foto: Thaís Pimenta)
Nos siga no Google Notícias