A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

17/06/2019 07:26

Com fábula, crítica e tragicomédia, teatro reforça Festival de Inverno

Grupo de Campo Grande, Dourados e Minas Gerais vão estar em Bonito no mês de julho para realizar os espetáculos

Alana Portela
O Grupo Galpão apresenta a peça Os gigantes da montanha (Foto: Elisa Montes)O Grupo Galpão apresenta a peça "Os gigantes da montanha" (Foto: Elisa Montes)

Fábula sobre companhia teatral decadente, a consequência da ocupação humana no Pantanal e o misto de tragédia e comédia “Coragem que conserva os dentes” entram na agenda do Festival de Inverno de Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande. O festival acontece de 25 a 28 do mês de julho. 

A peça “Os gigantes da montanha” está confirmada a quinta-feira (27), a partir das 18h. O Grupo Galpão, que vem de Minas Gerais, apresenta o espetáculo de classificação livre. A apresentação é fábula que narra a chegada de companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone.

No espetáculo, os atores falam sobre o valor do teatro, da poesia, da arte e a eficácia dessa comunicação nos tempos modernos. Serão 90 minutos de apresentação com músicas ao vivo. A peça convida a plateia para um mergulho teatral que mistura o erudito com o popular e a tradição com a vanguarda.

Cenário e figurino são estratégias para emocionar. São 12 mesas robustas, armários, objetos e cadeiras que movimentam o cenário, contribuindo para a apresentação e caracterizando a atmosfera de sonho da fábula. Os adereços e figurinos dos personagens contêm detalhes que fazem referência ao teatro popular.

A peça Os gigantes da montanha é uma fábula sobre uma companhia teatral decadente (Foto: Elisa Mendes)A peça "Os gigantes da montanha" é uma fábula sobre uma companhia teatral decadente (Foto: Elisa Mendes)

A companhia "Teatral Gupo de Risco", de Campo Grande, também vai se apresentar no Festival de Inverno, no entanto o dia, horário e local ainda serão confirmados. A turma leva a peça “Os Guardiões” pela primeira vez a cidade. O enredo é uma crítica que surgiu de uma pesquisa sobre o Pantanal sul-mato-grossense e as consequências da ocupação humana, tanto no ecossistema, quanto nas relações sócio culturais.

No enredo, os habitantes têm uma relação com o território que habitam e, gradativamente, são expulsos da região. Os personagens enfrentam dificuldade com o novo sistema. A nova realidade que se impõe no território prejudica as estruturas econômicas e sociais, e o pantaneiro vê a falência do seu mundo.

Na peça, os personagens se misturam com o cenário. Durante o enredo, os atores, ora são animais, ora são homens, e permanecem no pantanal. Há momentos lúdicos e o teatro também tem toques de ironia e sátira.

 

A peça O Guardião será apresentado pela primeira vez em Bonito (Foto: Helton Perez e Dionédson Cândido)A peça "O Guardião" será apresentado pela primeira vez em Bonito (Foto: Helton Perez e Dionédson Cândido)
A peça O Guardião tem 45 minutos de duração (Foto: Helton Perez e Dionédson Cândido)A peça "O Guardião" tem 45 minutos de duração (Foto: Helton Perez e Dionédson Cândido)

Outro espetáculo divulgado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul é a tragicomédia “A coragem que conserva os dentes”, do Coletivo Clandestino. O grupo é de Dourados e estará pela primeira vez no Festival de Inverno, ainda sem data e horário confirmados.

Na apresentação, os lugares são comuns e as situações cotidianas, os personagens se encontram em qualquer esquina, porém todos são iguais em suas contradições. A peça faz a plateia pensar de qual lado vai ficar e propõe um enfrentamento do público com os personagens de forma tragicômica.

“Na peça os personagens são representações sociais, alegorias do poder estabelecido em nossa sociedade. Uma narrativa de desconstrução social. Parte-se de um mundo ideal, o conflito se estabelece através de metáforas que ressignificam a naturalidade das divisões sociais impostas no mundo contemporâneo”, conta um dos atores do Coletivo Clandestino, Igor Schiavo.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

O Coletivo Clandestino vai se apresentar em Bonito (Foto: Vaca Azul)O Coletivo Clandestino vai se apresentar em Bonito (Foto: Vaca Azul)
O grupo Clandestino leva a apresentação A coragem que conserva os dentes (Foto: Vaca Azul)O grupo Clandestino leva a apresentação "A coragem que conserva os dentes" (Foto: Vaca Azul)


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.