ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Após ser premiada como Melhor Atriz em Brasília, Patrícia Saravy exibe "Tentei"

Curta que premiou a campo-grandense aborda o tema da violência doméstica de gênero e é exibido sexta na Capital

Thaís Pimenta | 04/01/2018 08:55
Patrícia saiu de Campo Grande para cursar Artes Cênicas e volta à Capital para exibição do "Tentei". (Foto: André Bittar)
Patrícia saiu de Campo Grande para cursar Artes Cênicas e volta à Capital para exibição do "Tentei". (Foto: André Bittar)

Com 15 anos de experiência na área de Artes Cênicas, a campo-grandense Patrícia Saravy ganhou como "Melhor Atriz de Curta Metragem" em setembro, durante o 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O prêmio veio com o curta "Tentei", que aborda de forma dramática a violência doméstica de gênero que acomete centenas de mulheres no País.

No filme, Patricia deu vida à Glória, uma protagonista que traduz em si as tantas outras Glórias brasileiras que, infelizmente, não conseguem vencer a batalha contra o violento patriarcado já tão enraizado.   

A produção feita com apenas 22 mil reais é encabeçada só por mulheres e está bombando por aí. No mesmo festival, levou outros dois prêmios Candangos: de Melhor Curta-Metragem Dramático e Melhor Fotografia - todos cedidos à figuras femininas, especificamente à diretora e jornalista paranaense Laís Melo e à fotógrafa Renata Corrêa.

Patrícia explica que o filme trata o tema com poucos diálogos. A dramaticidade está implícita nos detalhes, nos gestos de Glória, em sua feição, e nos enquadramentos e iluminação das cenas.

Para a atriz, o prêmio a possibilita calcar-se como uma trabalhadora do cinema brasileiro. "Eu me identifico como atriz mas esse Candango me deu a licença necessária pra poder afirmar que eu também sou do cinema", diz.

Capa do curta-metragem de Laís Melo. (Foto: Divulgação)
Capa do curta-metragem de Laís Melo. (Foto: Divulgação)

Do direito ao teatro - Nascida em Campo Grande, Patrícia saiu da Capital para cursar Artes Cênicas em Curitiba depois de muita dúvida. "Eu cheguei a estudar algum tempo de Direito em Mato Grosso do Sul. Eu já fazia teatro e lembro que na época andava com livros das duas áreas debaixo do braço", revive ela.

Começou a trabalhar com a área de seus sonhos em 2003 na curitibana Companhia Senhas de Teatro e lá permaneceu por 10 anos. Foi na Senhas que Patrícia adquiriu mais experiência no palco, pois esteve em cartaz com a peça "Bicho Corre Hoje".

Rodou por algumas cidades como o Rio de Janeiro e Paraty, vivenciou outras possibilidades de sua profissão, como a arte educação e a contação de histórias mas quis voltar para Curitiba no fim de 2015 "porque eu entendi que tinha mais condição de trabalhar artisticamente lá".

Quando retornou foi para outra Cia de teatro, a Casa Selvática. "Trabalhei em uma série televisiva chamada 'Nós por Nós'. Foi nela que a Laís me viu e decidiu me colocar como a Glória", comenta. A parceria firmada renderá novos frutos ainda em fase de produção. 

Patrícia está em Campo Grande para curtir as férias com sua família. "A gente sempre vem pra cá, eu e minhas filhas, descansar na casa da minha mãe", comenta. A atriz assume que adoraria voltar para a Capital a trabalho. "Na época em que eu saí não tinham cursos de Artes como hoje existe na UEMS, por exemplo".

Enquanto o retorno definitivo não acontece, ela aproveita para exibir e discutir o "Tentei" por aqui. Nesta sexta-feira, o cineclube CineCafé apresenta o curta de 15 minutos gratuitamente no Museu da Imagem e do Som, às 19h. 

Após a exibição, Patrícia promove um debate em que aborda o tema da violência de gênero, cerne do filme. "O pós pra mim é a parte mais bacana. São tantas histórias que temos acesso, são tantas Glórias sabe? É chocante a reação do público. O curta acaba e todos ficam em silência absoluto. Quer dizer que de alguma forma a produção consegue tocar aos espectadores. Vamos ver como será a resposta deles agora em Campo Grande", finaliza.

O trailer do curta pode ser conferido aqui. Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

 

Nos siga no Google Notícias