ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Campo Grande na Tela começa com exibições gratuitas em escolas e universidades

Intenção do evento é fomentar o cinema feito aqui, permitindo que jovens e crianças tenham acesso ao que é feito em MS

Thaís Pimenta | 26/03/2018 08:07
Imagem do filme "A Outra Margem", que será exibido no Campo Grande na Tela.(Foto: Divulgação)
Imagem do filme "A Outra Margem", que será exibido no Campo Grande na Tela.(Foto: Divulgação)

Campo Grande tem produções regionais, que falam de comportamentos e cultura sul-mato-grossense. Mas grande parte delas não chega à população. Para tirar esses trabalhos do escuro, apresentando especialmente para crianças e jovens, começa hoje (26) o projeto Campo Grande na Tela, com exibições em escolas da rede municipal de ensino das sete regiões da Capital e em três universidades.

Ao todo, o circuito reúne 20 curtas produzidos aqui, escolhidos a partir da curadoria da fotógrafa e videomaker Elis Regina Nogueira. São cinco programas diferentes, de acordo com o público de cada instituição de ensino.

Importantes diretores sul-mato-grossenses como Joel Pizzini, com seu documentário "Glauces", Cândido Alberto da Fonseca com o "Conceição dos Bugres", Essi Rafael com "Ela Veio me Ver", Nathália Tereza com "A Outra Margem", Fábio Flecha com "Enterro", Roberto Leite com "Cortes",  compõem a programação com filmes que revelam percepções, sentimentos, personagens e cenários da Cidade Morena.

A primeira escola a receber o projeto é a Escola Municipal Arlindo Lima, localizada no Centro, hoje e amanhã, pela manhã e tarde, respectivamente. Nos dias 10 e 11 de abril é a vez da Escola Municipal Hércules Maymone, que fica no Nova lima, na região Segredo. Por lá a exibição é aberta ao público.

“Nos últimos anos o trabalho da produtora responsável, a Marruá, se aproximou do cinema e da prática audiovisual. De projetos que desenvolvemos surgiram vários curtas. Percebemos que havia um acervo deles bastante relevantes e reveladores sobre a cidade em que moramos. Diante desse repertório pensamos ser importante transmitir esse conhecimento às novas gerações, produzindo mostras para exibição nas escolas e guias pedagógicos para apoiar os educadores realizando debates”, explica Belchior Cabral, coordenador do projeto.

Ao levar a mostra para cada escola, integrantes do projeto também vão expõem um guia pedagógico explicando como funciona o projeto. No guia ainda há sugestões de temas e exercícios sobre o conteúdo gerado a partir deste contato com o cinema, que podem ser aproveitados em sala de aula nas disciplinas de História, Literatura, Português, Geografia e Artes. Neste sentido o projeto atende o cumprimento da Lei que determina a exibição de filmes nacionais nas escolas de educação básica.

Ainda participam do Campo Grande na Tela as Escolas Municipais: Professor NagibRaslan, que fica no Jardim Petrópolis, na região Imbirussú; Consuleza Margarida MaksoudTrad, no bairro Estrela Dalva, na região Prosa; Professor Múcio Teixeira Júnior, na Vila Carlota, que fica na região Bandeira; Irene Szukala, localizada no Jardim das Hortências, na região Anhanduizinho; Dr. Tertuliano Meirelles, no bairro Caiçara, na região Lagoa; além do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Após cada sessão será promovido um debate com diretores, atores, produtores e jornalistas, entre outros profissionais. Para conferir a programação completa acesse o link.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias