ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Artes

Coletivo consegue exibir "Martírio" de graça em museu na próxima quarta

Depois do filme, uma mesa redonda com lideranças Guarani-Kaiowá discute a narrativa

Paula Maciulevicius | 06/05/2017 07:10
Filme fala da luta dos guarani kaiowá na recuperação de suas terras. (Foto: Divulgação)
Filme fala da luta dos guarani kaiowá na recuperação de suas terras. (Foto: Divulgação)

Com lideranças indígenas Guarani-Kaiowá na tela e depois ao vivo, numa mesa redonda, Campo Grande finalmente recebe o documentário "Martírio". Filme de Vincent Carelli que narra a luta da etnia em Mato Grosso do Sul. Pelas redes sociais, o grupo que movimentou a campanha, depois da estreia em cinemas de 17 outros estados, conseguiu autorização do diretor para exibi-lo, de graça, no Museu Dom Bosco.

O contato feito com a produção partiu do antropólogo Messias Basques, que ao lado da mestranda Priscila Anzoategui, encabeçava o apelo nas redes sociais. "Fizemos uma reunião com entidades apoiadoras do movimento indígena no Estado e decidimos fazer no Parque das Nações", conta. 

Além do filme, entidades apoiadoras como: Cimi, Adufms, Coletivo Terra Vermelha, Neppi e o deputado Pedro Kemp, vão trazer cinco líderes indígenas que reforçam o que será passado em 3h de documentário. 

Priscila considera que a campanha virtual não deu certo. Não houve nenhum feedback mesmo com a pressão dos internautas e eles então decidiram exibir o filme em espaços alternativos. Quem abraçou a causa foi o Museu Dom Bosco, onde na próxima quarta-feira, o documentário será exibido no auditório, às 13h30.

A produtora que autorizou a sessão informou ainda que está em negociação com uma rede de cinema e é possível que o filme também passe na telona de um dos shoppings. Para assistir ao documentário, os interessados devem chegar com 30 minutos de antecedência ao museu e retirar uma senha. 

"Martírio" - O filme levou prêmios de público no Festival de Cinema de Brasília e na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. São 3 horas de documentário, que mostram desde a expulsão desses povos das áreas originais, até os conflitos dos dias atuais. 

O trailer por si só é impactante, com a narração sobre o cotidiano de quem sobrevive da esperança de ter a terra de volta. Fala de décadas de sofrimento. Por isso, o título "Martírio". 

Dona Helena, uma das mulheres guarani kaiowá que aparecem no filme, participou da pré-estreia em Foz do Iguaçu (PR). 

Assista o trailer:

Nos siga no Google Notícias