ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Artes

Detentas vítimas de abuso ganham programa voltado para elevar autoestima

Flávia Lima | 07/12/2015 08:44
Parceria entre Funtrab e Agepen vai auxiliar detentas do Estado. (Foto:Divulgação)
Parceria entre Funtrab e Agepen vai auxiliar detentas do Estado. (Foto:Divulgação)

A população carcerária feminina do Estado ganha, nesta segunda-feira (7), o Programa de Empoderamento a Vítimas de Abusos, uma parceria entre a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

O programa conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, advogada, assistente social e pedagogas. O intuito é contribuir na elevação da autoestima, resgate da dignidade e oferecer uma perspectivas de futuro para as mulheres afetadas por traumas e violências, além de prepará-las para o retorno e convívio social após o cumprimento da penalidade.

O programa tem a previsão de duração de 14 semanas e prossegue às terças-feiras, das 8h30 às 11 horas, no Estabelecimento Penal Irmã Irma Zorzi, sempre com grupos divididos em 20 mulheres.

No Estado existem 1.134 mulheres custodiadas, o que equivale a 9,92% da população carcerária estadual e 3,4% da população carcerária feminina nacional, em 12 estabelecimentos prisionais (sete penitenciárias e cinco casas de albergado).

Serão ministradas palestras referentes aos temas, oficinas de compartilhamento de experiências, orientação psicológica, dinâmicas de grupo e outras atividades. Segundo a criadora do programa, a psicóloga da Funtrab, Giseli Oliveira, a intenção do projeto é levar a conscientização sobre as sequelas dos abusos sofridos e sua influência nas escolhas erradas, promovendo o fortalecimento psicológico e a elevação da autoestima das participantes, preparando as custodiadas para o retorno ao convívio social”, explica.

O programa também será executado no Estabelecimento Penal de Regime Aberto e Casa do Albergado de Campo Grande, onde muitos homens custodiados estão enquadrados na lei Maria da Penha.

Nos siga no Google Notícias