ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Documentário sobre bikes terá entrada gratuita nesta quarta-feira na capital

Com proposta de discutir cenário urbano para bicicletas, a programação conta com pedalada até o Shopping Campo Grande e discussão do tema após a exibição do filme

Kimberly Teodoro | 19/09/2018 07:30
Documentário será exibido gratuitamente no Cinemark e contará com a presença de Renata, uma das produtoras do filme. (Foto: Divulgação)
Documentário será exibido gratuitamente no Cinemark e contará com a presença de Renata, uma das produtoras do filme. (Foto: Divulgação)

 Documentário "Elo Perdido, O Brasil que pedala" terá sessão gratuita no Cinemark nesta quarta-feira (19) às 20h, para garantir seu ingresso é necessário fazer uma inscrição online clicando aqui. A ação faz parte da Semana Nacional do Trânsito o Detran-MS, que neste ano tem como proposta uma reflexão sobre o uso da bicicleta como meio de transporte nas cidades.

Com 30 minutos de duração o filme é uma produção de Murilo Azevedo e Renata Falzoni, feito inteiramente de bicicleta e sem o uso de automóveis. Renata apresenta o documentário em uma chamada disponível no youtube a intenção era rodar o Brasil e encontrar cidades aonde a bicicleta ainda é usada de "forma massiva", abordando o assunto sem uma conclusão, mas que chama o espectador a dar sua opinião.

"Nos anos 50, 60 o Brasil era movido a pedal, toda a classe trabalhadora ia e vinha na base da bicicleta, depois da segunda guerra mundial o Brasil trocou o foco do modelo de desenvolvimento da cidade para o modelo americano, carros, carros, avenidas e mais carros. Todo o foco foi mobilidade por motor. Trabalhadores morando cada vez mais longe dos seus empregos, o que inviabiliza o uso da bicicleta como meio de transporte", conta Renata no vídeo, ressaltando a importância do debate para os meios alternativos de locomoção.

Antes da exibição do documentário está prevista uma pedalada, em que são esperadas 150 pessoas, que sairá às 18h30 da Praça do Rádio no centro até o Shopping Campo Grande, e que contará com a presença da jornalista Renata Falzoni. De acordo com a organização haverá um biciletário especial preparado no estacionamento do subsolo do Carrefour com 200 vagas e uma equipe do Detran para cuidar das bicicletas durante a sessão do filme.

A ação será simultânea nas cidades de Coxim, Três Lagoas, Dourados, Amambai e Nova Andradina. Na programação também consta um debate sobre o tema levantado pelo Documentário.

Curta o Lado B no facebook  e no instagram.

Nos siga no Google Notícias