ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Em Nome da Lei tem boas intenções, mas não convence ao retratar fronteira

Naiane Mesquita | 23/04/2016 07:20
Eduardo Galvão, como o policial federal Elton, Paolla Oliveira como a promotora Alice e Mateus Solano vive o juiz Vitor
Eduardo Galvão, como o policial federal Elton, Paolla Oliveira como a promotora Alice e Mateus Solano vive o juiz Vitor

Os primeiros segundos de "Em Nome da Lei" dizem tudo sobre o filme. A cena de abertura mostra uma estrada em linha reta, cercada por pastos e com uma placa “Fronteira entre Brasil – Paraguai”. O protagonista logo é apresentado ao espectador. Vivido por Mateus Solano, o juiz federal Vitor curiosamente chega à cidade observando um assassinato do tráfico de drogas e que não tem nem um pouco a atenção da polícia civil.

É, sem dúvida, um filme rodado na fronteira, cheio de estereótipos do gênero, mas que pouco fala sobre suas complexidades. A produção teve trechos gravados em Dourados, cidade do interior de Mato Grosso do Sul, mas parece explorar pouco a região. O máximo que ouvimos sobre o local é uma explicação fraca a respeito da proximidade dos dois países, definida apenas por uma rua. O filme é assinado pelo diretor Sérgio Rezende, com os atores Paolla Oliveira e Chico Diaz no elenco.

Baseado livremente na história do juiz federal Odilon de Oliveira, Em Nome da Lei tenta estabelecer um equilíbrio entre o drama e a comédia, o que acaba soando falso. Diante dos alívios cômicos que beiram o constrangimento como “juiz não manda, determina”, fica difícil acreditar que seja comum mortes diárias na fronteira decorrentes da disputa pelo poder, o que de fato acontece até hoje. O tema parece não ser levado a sério pelo diretor.

Na história principal, Vitor decide desmontar um esquema de contrabando de drogas na região. Para prender Gomez (Chico Diaz), ele vai contar com a ajuda da procuradora Alice (Paolla Oliveira), por quem se apaixona, e da equipe do policial federal Elton (Eduardo Galvão).

Apesar de demonstrar pouca experiência e arrogância, Vitor decide dar andamento a processos parados há muito tempo no fórum. Alice e Elton, que também já tiveram um caso, estão na investigação em busca de provas concretas, mas os constantes erros do juiz acabam atrapalhando a operação. “Sua excelência beira a divindade”, dispara o policial federal em determinado momento da projeção.

Mesmo assim, o juiz honra o status de herói incorruptível do filme, sendo o responsável final por quase todo o desfecho. Chico Diaz, um dos melhores atores de sua geração, se esforça, mas pouco tem para nos apresentar de seu vilão. O máximo que consegue nos dizer é que “um morto na fronteira não é uma guerra”.

Fora isso, o filme mostra que aparentemente todo mundo está envolvido em um esquema de corrupção, como a própria Alice reforça: 80% da população. Isso inclui desembargadores, policiais, prefeitos e políticos em geral. Tudo isso embalado em uma trilha sonora sem muita expressão, apenas uma eventual música sertaneja e universitária em festas familiares de traficantes, além de canções fronteiriças esporádicas.

Com um público curioso pela repercussão das gravações e globais em cena, o cinema estava lotado na tarde de estreia, o que se vê é um filme que não funciona ao contar os problemas da fronteira do País, nem como ação, muito menos como romance. Pelo longa, parece fácil conquistar a paz na região. É uma pena que exista um distanciamento tão grande entre realidade e ficção.

Nos siga no Google Notícias