ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Evento gratuito discute cinema regional e homenageia ator David Cardoso

Elverson Cardozo | 28/03/2014 07:12
Edvania (de azul) sendo entrevistada. (Foto: Geyse Garnes)
Edvania (de azul) sendo entrevistada. (Foto: Geyse Garnes)

A monografia de Edvania Freitas de Jesus, 24 anos, para o curso de Ciências Sociais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em 2013, teve como objeto de estudo o trabalho do ator e diretor sul-mato-grossense David Cardoso e, por consequência, uma discussão sobre o cinema produzido no Estado.

O projeto, aprovado pela banca examinadora da universidade, foi inscrito e contemplado pelo Fmic (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), da Prefeitura de Campo Grande, recebeu investimento de R$ 38.387,00 mil e, agora, chega à população em forma de um evento gratuito com duração de três dias.

O Memocine (Memórias do Cinema Regional), como foi intitulado, será realizado de 2 a 4 de abril, na UFMS e no MIS (Museu da Imagem e do Som) e terá como homenageado o diretor que norteou o trabalho de Edvania, agora mestranda em antropologia.

O evento é promovido pelo Lavalma (Laboratório de Antropologia Visual Alma do Brasil), do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal, onde a jovem era monitora e tem o apoio da ACV-MS (Associação de Cinema e Vídeo de Mato Grosso do Sul).

“Quando eu fiz a monografia eu visava analisar o trabalho dele [David Cardoso], que fez 50 anos de carreira em 2013, e discutir sobre o cinema regional”, disse, ao comentar que, no mestrado, continua estudando sobre o diretor, considerado por ela uma referência nacional do cinema pornochanchada.

Cronograma - A programação do Memocine inclui um ciclo de palestras, painéis de debates com cineastas, jornalistas e escritores, oficinas – de cineclube, fotografia e vídeo -, exposições e a exibição de 23 curtas produzidos em Mato Grosso do Sul.

Informações sobre inscrições e a programação completa do evento podem ser obtidas no site http://memocine.wordpress.com/

Veja o teaser:

Nos siga no Google Notícias