ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Fãs fazem mobilização no Facebook para trazer filme a Campo Grande

Anny Malagolini | 29/06/2013 07:38
Atriz e diretora Petra Andrade, em uma das cenas do longa (Foto: Divulgação)
Atriz e diretora Petra Andrade, em uma das cenas do longa (Foto: Divulgação)

Eleito pela crítica como um das mais belas produções de documentários nacionais dos últimos anos, o recém-lançado “Elena”, já comoveu o País e a curiosidade é tanta aqui em Campo Grande que uma campanha foi criada na esperança do filme chegar à  Capital.

A produção ganhou prêmios importantes e o comentário na internet de quem assistiu desperta interesse em quem não é fã de filme não comercial.

O documentário está em cartaz em 10 cidades brasileiras, mas por aqui não há nada agendado nas redes de cinema, por isso a campanha: “Queremos Elena em Campo Grande”.

Várias cidades brasileiras entraram na brincadeira e criaram eventos com possíveis datas para a exibição. Quem quiser participar e ajudar a campanha deve clicar aqui e “Participar”.

Por trás da página, um dos idealizadores é o mestrando em Ciência da Computação Rafael Sandim, de 21 anos. Ele conta que conheceu o filme pelo trailer, e o fascínio e curiosidade de assistir o trabalho completo fez com que Rafael e uma amiga criassem a campanha.

“Eu gostei de 'Elena' porque os trailers e depoimentos que eu vi me deixaram curioso, estou meio com medo de estar supervalorizando o filme, mas acredito que ele será um filme parecido com The Tree of Life; filme premiado dirigido pelo ator Brad Pitt”.

Fã de filme nada comercial, Rafael vê a dificuldade em filmes “Cult” virem para Campo Grande e crítica a falta de fomento ao cinema nacional. Mas desta vez o mestrando resolveu erguer as mangas, mesmo que pela internet, “Pedi no Facebook oficial do filme para virem a Campo Grande, então, eles nos instruíram a criar a página e se obtivesse sucesso, considerariam a possibilidade de virem para cá”, explica toda a caminho de criação até a espera do sucesso da campanha.

Elena – O filme conta a o drama familiar que a diretora Petra Andrade viveu, aos 7 anos de idade, com o suicídio da irmã mais velha, Elena Andrade, em New York. A história baseada em contos reais surge de maneira intensa na telona, tratando com realismo a vida de Elena, e o encanto pelo documentário começa aí.

Filha de atriz, Elena decidi seguir a carreira da mãe e se muda para New York. Petra também se muda para Nova York, anos depois para ir em busca da irmã e, a saga da caçula começa sem pistas, apenas com fitas de vídeos da família, cartas, diários e recortes de jornais.

O filme foi lançado no ano passado, e rendeu os prêmios de melhor direção, melhor montagem, melhor direção de arte e melhor filme pelo júri popular, todos na categoria documentários, no 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Também ganhou o 28º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara na categoria “menção especial”, no 9º Festival Internacional de Documentários ZagrebDox também ganhou “menção especial” e foi escolhido pela Films de Femmes 2013 como melhor documentário.

Nos siga no Google Notícias