ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Artes

Filha conta história de pai morto pela ditadura em filme exibido de graça amanhã

Ângela Kempfer | 18/04/2016 16:38
Celso e a filha, que agora dirige o documentário.
Celso e a filha, que agora dirige o documentário.

Em uma semana boa para se discutir democracia, o Cine Sesc coloca em cartaz "Diário de Uma busca". O documentário será exibido de graça amanhã (19), no Sesc Morada dos Baís, às 19 horas.

O filme fala do jornalista Celso Afonso Gay de Castro, que entrou para a história como mais uma vítima da Ditadura Militar.

Em Porto Alegre, no dia 4 de outubro de 1984, ele e um amigo foram levados a força para apartamento de um agente nazista, mas não saíram vivos. A versão das autoridades foi de que os dois invadiram o apartamento para assaltar, acabaram cercados pela polícia e se suicidaram. Nada disso, como todos os finais de mortes narrados pela ditadura.

A diretora Flávia Castro, filha de Celso, faz o caminho no tempo para mostrar quem foi o pai e as circunstâncias de seu assassinato. Com uma longa história de militância de esquerda, ele chegou a viver exilado no Chile e, de volta ao Brasil, morreu aos 41 anos.

“Diário de pertence à categoria de documentários singulares que ninguém mais poderia fazer, a não ser seus próprios realizadores – narrados na primeira pessoa, tratam de experiências particulares, protegidas da observação pública. Revelando a força necessária para ir em busca dos seus anos de formação, Flávia revolve afetos e conflitos atiçando a memória de parentes, amigos, jornalistas e policiais”, traduziu Eduardo Escorel, em crítica na Revista Piauí.

O Sesc Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140. A entrada é franca.

Nos siga no Google Notícias