ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Grupo abre caminho para leitura de roteiro de filme que fala de abuso sexual

Thailla Torres | 21/01/2018 07:25
Encontro foi na Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande. (Foto: Caio César)
Encontro foi na Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande. (Foto: Caio César)

Produzido pela atriz Nadja Mitidiero e com roteiro de Marcelo Sakabe, "Pura" ainda é apenas o roteiro para um filme intenso que traz à tona um acontecimento traumático que, infelizmente, permeia a vida de muitas mulheres: o abuso sexual. Por isso, para aproximar o público da temática e fazer com o roteiro final tenha um pouco da colaboração de muitos, encontro na manhã deste sábado, na Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande, foi a oportunidade de muita gente dar pitaco nos rumos da nova ficção.

"Nós entramos com o projeto pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais) para desenvolver o roteiro, mas uma das contrapartidas é trazer profissionais e o público em geral para interagir com o roteiro desse filme. Participando, percebendo a história, dando opiniões e muitas vezes se identificando com os personagens", diz Nadja.

Por isso, o roteiro, ainda em fase de construção, elaborado inicialmente por Marcelo, foi lido na íntegra durante o encontro. Por alguns momentos. quem nunca teve contato com uma leitura dramatizada, precisou fechar os olhos e sentir cada movimento, expressão e sentimento dos personagens.

"Pura” conta a história de Davi e Clara, um casal jovem e apaixonado, que vê a tranquilidade ser destruída e a vida virar de ponta cabeça quando Clara é brutalmente violentada. Agora, eles vão ter que aprender a lidar com essa nova realidade e tentar reconstruir o relacionamento, enquanto Davi luta com suas culpas e o distanciamento de Clara e ela com a dor, amargura e vergonha que sente.

A pergunta que ficou após o roteiro foi: Pode a devoção de um amor vencer um trauma profundo demais?

A experiência de leitura do roteiro serviu para que profissionais que atuam diretamente com mulheres que sofreram abusos indicassem o que é real e o que ainda precisa ser melhorado para que a trama relate fielmente a realidade de quem enfrenta esse tipo de trauma. O trabalho acabou mostrando que muito do que se pensa está bem distante da verdade sobre os efeitos da violência sexual.

"Davi é um homem muito amoroso, o tempo todo tentando fazer com que Clara supere o trauma, mas será que toda essa dedicação faz mesmo parte da realidade", questionou uma das expectadoras presentes.

Na visão das participantes, muitas vezes, quando uma mulher sofre abuso, o marido ou até mesmo uma pessoa mais próxima é compreensivo no início do processo de superação do trauma. Mas o com o tempo, não são todos que seguem nessa caminhada para conseguir superar a agressão.

"A gente percebeu vários pontos importantes que até o momento não estavam no roteiro", explica Nadja. "Por isso, essa opinião é tão importante, porque apesar de ser uma ficção, tratar dessa temática em um filme tem um papel social muito importante, na luta contra a violência as mulheres".

Depois de alguns minutos de conversa e opiniões, o grupo também respondeu a 13 perguntas sobre o roteiro, que vão ser usadas pela equipe durante todo o processo de produção da obra.

"Agora temos muito trabalho pela frente e fazer Pura chegar a todas as pessoas", esclarece Nadja.

Nos siga no Google Notícias