ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Artes

MIS exibe documentário que fala da destruição do nosso "tão velho Cerrado"

Depois da exibição haverá debate com a bióloga Simone Mamede e a pesquisadora Fernanda Savicki

Guilherme Henri | 05/12/2018 12:10
Cena de documentário que trata sobre Cerrado e o bioma do país (Foto: Divulgação)
Cena de documentário que trata sobre Cerrado e o bioma do país (Foto: Divulgação)

O MIS (Museu da Imagem e do Som) exibe de graça amanhã (6), às 19h, o documentário “Ser Tão Velho Cerrado”. O longa fala sobre o bioma, as ameaças e importância para o País. Após a exibição, o Museu promove um “CineDebate” com a bióloga Simone Mamede e a pesquisadora Fernanda  Savicki.

Ser Tão Velho Cerrado é dirigido por André D'Elia, que apresenta os impactos do desmatamento no Brasil e as inúmeras consequências ao meio ambiente.

As cenas mostram moradores da Chapada dos Veadeiros. Preocupados com o fim do Cerrado em Goiás, eles procuram novas formas de desenvolver a região sem agredir o meio ambiente.

Uma das sacadas do autor é mostrar o desafio em conciliar os interesses relacionados ao manejo da Área de Proteção Ambiental do Pouso Alto, também em Goiás. Para isso, a comunidade científica, grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente, iniciam um diálogo delicado, mas necessário.

Currículo - Fernanda é pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, atua no eixo de Meio Ambiente e Saúde: Biodiversidade e Agronegócio, nas linhas de pesquisa de Agroecologia e saúde, impacto dos agrotóxicos na saúde coletiva e uso da biodiversidade medicinal no SUS.

Já Simone é bióloga, fundadora do Instituto Mamede, atuante nas áreas de Educação Ambiental e Ecoturismo no Mato Grosso do Sul.

O desmatamento do bioma cerrado já alcança 51% do território. Ainda assim, em alguns estados a retirada de vegetação diminuiu. É o caso de Mato Grosso do Sul. Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que o desmatamento diminuiu 15% entre 2016 e 2017.

Em 2016 foram 336,8 quilômetros desmatados. Em 2017 esse número cai para 285,7. Conforme noticiou a Agência Brasil, na comparação de 2016 com o ano anterior, a redução em todo o país foi de 43%. Apesar do recuo, a perda cobertura vegetal na região chega a 51%.

Serviço - O Museu da Imagem e do Som fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. O evento será realizada das 19h às 22h.

Paisagem retrata em documentário (Foto: Divulgação)
Paisagem retrata em documentário (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias