ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Mostra de Cinema no MIS celebra os 107 anos de imigração japonesa no Brasil

Flávia Lima | 21/06/2015 17:06
Cena da animação "O Conto da Princesa Kaguya", que será exibido na terça-feira, no MIS. (Foto:Divulgação)
Cena da animação "O Conto da Princesa Kaguya", que será exibido na terça-feira, no MIS. (Foto:Divulgação)

Os 107 anos da Imigração Japonesa no Brasil serão retratados em uma mostra de cinema na Capital, que será realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), a partir desta segunda-feira (22). Organizado em parceria com a Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande, a mostra terá cinco filmes premiados, exibidos sempre a partir das 19 horas, com entrada franca.

As produções dão um panorama dos filmes japoneses, com temas diversos e abrangentes. A curadoria é, mais uma vez, de Jean Albernaz.

Os filmes a serem exibidos são o drama em preto e branco “Intendente Sansho” (Sanshôdayû), de KenjiMizoguchi; a animação “O Conto da Princesa Kaguya” (Kaguyahime no monogatari), de IsaoTakahata; “A Maldição da Mulher Cega” (KaidanNoboriRyu), de TeruoIshii; “O Cão que Guarda as Estrelas” (HoshiMamoruInu), de TomoyukiTakimoto, e “Por Que Você Não Vai Brincar no Inferno?” (Títuloeminglês: Why Don’t You Play in Hell), de ShionSono.

O coordenador do MIS, Alexandre Sogabe, explica que a proposta é trazer um panorama diferenciado sobre a produção atual do cinema japônes. Entre os destaques ele cita a produção “A Maldição da Mulher Cega’, um filme de horror dirigido pelo rei do Cinema Cult no Japão, que aos 82 anos continua na ativa produzindo filmes independentes.

Já o filme "Intendente Sansho" é considerado um dos clássicos do cinema japonês. Já o filme ‘‘O Cão que Guarda as Estrelas’ parece se valer do mito popular Hashiko, o cão da raça Akita que esperava na estação a volta de seu dono.

No ocidente a história foi popularizada pelo filme ‘Sempre ao seu lado’ estrelado por Richard Gere. Por fim, ‘Por que Você Não Vai Brincar no Inferno?’ é um filme provocante que se inspira em ícones do cinema mundial, especialmente em Tarantino, para criar uma obra ácida, de ação e violência, mas recheada de humor.

“A Mostra vem oferecer ao público um olhar sobre a rica e diversa produção japonesa. Apresenta filmes que têm dificuldade em ser distribuídos no Brasil, mas que tem qualidade legitimada por prêmios e festivais”, ressalta Sogabe.

Confira a programação

Segunda-feira (22)

Intendente Sansho, 1954 (Dir. KenjiMizoguchi, 124 min, Preto & Branco, 12 anos).

Drama

Junto com Ozu e Kurosawa, Mizoguchi, segundo Jean Albernaz, é considerado um dos maiores diretoresda história do cinema japonês e com “O Intendente Sansho” Mizoguchi conseguiu algo até hoje inédito: ganhou por três anos seguidos o Leão de Prata no Festival de Veneza. O filme conta a história do exílio injusto de um governador idealista no Japão feudal e as dificuldades que a sua família terá que passar para sobreviver.

Terça-feira (23)

O Conto da Princesa Kaguya, 2013 (Dir. IsaoTakahata, 137 min, Colorido, 12 anos).
Fantasia/Drama/Animação

Baseada em uma antiga lenda japonesa, a animação rendeu uma indicação a “Melhor Longa Animado” no Oscar 2015 e vários outros prêmios ao redor do mundo. Com uma história singela sobre o amadurecimento e o papel da mulher numa sociedade patriarcal, o diretor IsaoKatahata (Túmulo dos Vagalumes) conseguiu realizar um filme de beleza inesquecível, segundo Albernaz.

Quarta-feira (24)

A Maldição da Mulher Cega, 1970 (Dir. TeruoIshii, 85 min, Colorido, 15 anos).

Ação/Horror

A estranha mistura de Yakuza, História de Fantasma e Erótico-Grotesco foi a estreia em um papel principal de MeikoKaji, uma das atrizes mais importantes no Japão durante os anos 70 e musa de Quentin Tarantino (a trilha de Kill Bill conta com várias canções da atriz).

Quinta-feira (25)

O Cão que Guarda as Estrelas, 2011 (Dir. TomoyukiTakimoto, 128 min, Colorido, Livre).

Drama

Baseado no mangá de mesmo nome, a história tem ecos da lenda do fiel cão Hachiko ao mostrar a tentativa de um policial resolver o caso de um corpo não identificado encontrado junto a um cão. Várias tramas vão se entrelaçando formando um conto tocante sobre lealdade.

Sexta-feira (26)

Por Que Você Não Vai Brincar no Inferno?, 2013 (Dir. ShionSono, 129min, 2013, Class. 16 anos)

Ação/Drama/Comédia,

Mutoh (JunKunimura) se apaixona pela filha de seu inimigo, Ikegami (ShinichiTsutsumi), a jovem aspirante a atriz, Mitsuko (FumiNikaido). Para conquista-la, Mutoh decide produzir um filme em que Mitsuko é a protagonista. No entanto, ele se envolve com a máfia, por engano, e acaba perdendo o controle do projeto, ocasionando uma série de acontecimentos surreais.

Serviço

As exibições acontecem até dia 26 de junho, sempre às 19 horas. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. Para mais informações sobre a programação do museu basta acessar www.misms.com.br. O telefone é 3316-9178.

Nos siga no Google Notícias