ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Mostra tem exibição de documentários franceses de graça nesta semana

Evento ocorre no Museu da Imagem e do Som

Kleber Clajus | 06/11/2017 06:30
A cineasta belga Agnès Varda terá trabalho exibido e recebe homenagem durante o evento (Foto: Divulgação)
A cineasta belga Agnès Varda terá trabalho exibido e recebe homenagem durante o evento (Foto: Divulgação)

Mostra de documentários franceses ocorre de 6 a 9 de novembro, gratuitamente, com sessões sempre às 19h no MIS (Museu da Imagem e do Som), em Campo Grande. Aliança Francesa é parceira na realização.

A cineasta belga Agnès Varda, diretora do filme “Os Catadores e eu”, será homenageada pela mostra que faz parte do Festival Internacional Mois Du Doc e tem filmes legendados em português. A obra da cineasta, por exemplo, acompanha catadores e coletores de sobras de alimentos, debatendo temas de política internacional até tragédias pessoais.

Com curadoria do jornalista Thiago Andrade, o evento prevê bela fotografia, crítica social e debate da agenda contemporânea.

Programação

06/11 | Segunda-feira
Em busca do sentido – En Quête de Sens (Marc De La Ménardière, Nathanaël Coste)
O documentário conta a história de dois amigos de infância, Marc e Nathanaël, que decidiram largar tudo para iniciar uma jornada em busca da solução dos questionamentos sobre os caminhos do mundo. A jornada dos jovens pelos continentes serve para que eles repensem sua relação com a natureza, com a felicidade e com o sentido da vida.

07/11| Terça-feira
Queimar o mar – Brûle la Mer (Nathalie Nambot, Berchache Maki)
Na sequência da revolução tunisina, após a queda de Ben Ali, 25 mil jovens Tunisianos foram para a Europa através de Lampedusa. Maki Berchache é um deles. De sua história, fragmentos de imagens, histórias, amigos que viajam ou se encontram em Paris.

08/11 | Quarta-feira
Cineasta (s) – Cinéast(e)s (Julie Gayet, Mathieu Busson)
Um filme é feito por uma mulher diferente de um filme feito por um homem? Por que há tão poucos filmes feitos por mulheres? Mais de 20 mulheres diretoras estão confiadas na sua profissão, no lugar das mulheres no cinema.

09/11 | Quinta-feira
Os catadores e eu – Les Glaneurs et la Glaneuse (Agnès Varda)
Em toda a França, Agnès encontrou guindastes e recuperadores, coletores e buscadores. Por necessidade, chance ou escolha, eles estão em contato com os restos de outros. Seu universo é surpreendente. Estamos longe dos antigos que estavam colecionando as orelhas de trigo após a colheita. Batatas, maçãs e outros alimentos jogados, objetos sem mestre e pêndulo sem agulhas, esta é a realidade do nosso tempo.

Nos siga no Google Notícias